Joinville desencanta no returno, e Avaí não vira líder; Criciúma se torna 2º

Do UOL, em São Paulo*

  • Fernando Ribeiro / site oficial do Criciúma

    Jogadores do Criciúma comemoram gol na vitória sobre o Guarani

    Jogadores do Criciúma comemoram gol na vitória sobre o Guarani

Com o empate entre Figueirense e Hermann Aichinger, o Avaí sabia que uma vitória poderia colocá-lo na liderança. Mas o time de Ricardinho falhou e acabou sendo derrotado pelo Joinville, que ainda não havia vencido no returno, por 3 a 0, na Arena Joinville. Já o Criciúma embalou, aplicou 2 a 1 no Guarani e assumiu a segunda colocação.

Desta forma, o Avaí cai para o quarto lugar, com dez pontos, dois atrás do ainda primeiro colocado Figueirense e um a menos que o novo vice-líder Criciúma e o agora terceiro Hermann Aichinger. O Joinville, que também conheceu seu primeiro resultado positivo sob o comando de Arturzinho, contabiliza sete pontos.

Diante disso, o Avaí tinha a noção exata de que sua tarefa não seria nada fácil. O adversário entrou em campo pressionado por causa da seca de vitórias no segundo turno. E o Joinville teve mais posse de bola na etapa inicial.

Levou certo perigo ao goleiro Diego, principalmente com o atacante Lima. O Avaí, por outro lado, acabou sendo mais discreto em sistema ofensivo. Mesmo assim, deu alguns sustos no goleiro Ivan. "A gente está jogando bem, mas está faltando aquele último passe para finalizar melhor", disse o avaiano Reis.

A expectativa era por um jogo mais movimentado na etapa final. Foi justamente o que aconteceu. Aos 16min, Kim recebeu de Arthur Maia e tocou para o fundo das redes para fazer o primeiro do Joinville. O Avaí sentiu o gol. Os donos da casa aproveitaram essa instabilidade para aumentar o placar, aos 26min, com o ex-avaiano Rafael.

A situação dos visitantes piorou aos 31min, quando Alê cometeu pênalti e recebeu vermelho. Marcelo Costa cobrou e selou a primeira vitória do Joinville no returno. 3 a 0.

Criciúma conhece sua segunda vitória seguida

Embalado pela goleada diante do Juventus por 8 a 0, o Criciúma emplacou seu segundo resultado positivo seguido. Desta vez, a equipe de Vadão bateu o Guarani por 2 a 1, fora de casa, e, de quebra, se tornou novo vice-líder do estadual, com 11 pontos. A vitória, aliás, começou a ser desenhada aos 8min do primeiro tempo, quando Fabinho marcou de cabeça.

Ivo fez o segundo, aos 38min. Três minutos mais tarde, Clebinho diminuiu. No segundo tempo, o jogo foi equilibrado, e o time do Criciúma conseguiu um importante resultado fora de casa.

Chapecoense completa cinco jogos sem vencer

A Chapecoense não havia marcado gol nas últimas quatro rodadas. E tinha uma excelente oportunidade pela frente. O Juventus vinha de uma goleada sofrida contra o Criciúma por 8 a 0 e era dono da pior defesa do returno (19 tentos sofridos).

Mas, por incrível que pareça, o Juventus abriu o placar, aos 38min do primeiro tempo, com Lourival. Pouca coisa mudou na etapa final. Aos 22min, Max aumentou para a equipe de Jaraguá do Sul. 2 a 0.

Atualizada às 20h23

UOL Cursos Online

Todos os cursos