Romário nega ter forjado lesão em 1997: 'Zagallo sempre teve que me engolir'

Do UOL Esporte

Em São Paulo

  • Folhapress

    Zagallo dá instruções ao desafeto Romário em um treino da seleção brasileira

    Zagallo dá instruções ao desafeto Romário em um treino da seleção brasileira

Mesmo afastados do futebol, Zagallo e Romário seguem não se bicando. 14 anos após o título brasileiro na Copa América, na Bolívia, o ex-técnico relembrou um incidente na semifinal, quando diz que o ex-atacante forjou uma lesão. Romário, por sua vez, negou a acusação e atacou o Velho Lobo: "usando a frase dele, ele sempre teve que me engolir".

ROMÁRIO ATACA ZAGALLO

Ele sempre teve que me engolir, porque sempre fui o melhor na hora de decidir

ROMÁRIO, ao SporTV, respondendo a Zagallo, que o acusa de ter forjado lesão na semifinal da Copa América de 1997

No dia 26 de junho de 1997, a seleção brasileira enfrentou o Peru e goleou por 7 a 0. No entanto, em uma jogada do time verde-amarelo, Romário foi lançado e deixou a jogada sinalizando uma dor muscular na parte de trás da perna.

"Coloquei o Edmundo para jogar e, na primeira bola que o Romário recebeu em profundidade, ele sentiu como se fosse uma fisgada", disse Zagallo, ao SporTV.

Segundo ele, o atacante passou a apresentar melhoras incomuns para este tipo de lesão nos três dias seguintes, conseguindo até fazer piques durante o treino.

Com isso, decidiu não escalar o craque para a decisão contra a Bolívia, ainda que o médico da seleção tenha confirmado que o jogador poderia ser escalado para a final.

'VÃO TER QUE ME ENGOLIR'

Eu estava sendo perseguido na época, faziam muita onda contra mim e estavam tentando me derrubar. Eu só podia esperar para ganhar o jogo e dar essa resposta, que não foi premeditada. Aconteceu ali, na hora, e aí dei aquele berro

ZAGALLO, sobre sua mais famosa frase

Romário negou ter fingido o problema na coxa. "Nunca forjei lesão e nunca escolhi jogo, por isso fui o Romário que fui. Ele (Zagallo) sempre teve essa coisa comigo em relação à seleção", acusou, em entrevista ao SporTV.

"Eu perdi uma final de Copa América por causa do Zagallo, perdi uma Olímpiada por causa do Zagallo e perdi uma Copa por causa dele. Nessas três competições estavam ele, Lidio Toledo e Américo Faria", apontou o hoje deputado. "Ele pode achar que eu forjei, mas eu sabia que não aguentaria os 90 min da final."

Romário ainda usou o bordão de Zagallo, declarado justamente após a decisão contra a Bolívia, para criticar o ex-técnico.

"Ele sempre teve que me engolir, porque sempre fui o melhor na hora de decidir. Eu poderia estar com eles e acho que com a minha presença a gente ganharia a Copa (de 1998)", adicionou o ex-jogador. "Ele critica, mas não lembra quando veio chorar no meu ombro em 1993, e quando em 1994 agradeceu e falou que eu, depois do Pelé, fui o melhor que ele viu jogar."

SELEÇÃO TREINA PARA A COPA AMÉRICA 2011
Veja Álbum de fotos

UOL Cursos Online

Todos os cursos