Campeão brasileiro e veterano da Champions League procura emprego jogando na várzea

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

  • Renato Cordeiro/UOL Esporte

    Adauto jogou a Copa Kaiser para recuperar a forma após ficar três meses lesionado

    Adauto jogou a Copa Kaiser para recuperar a forma após ficar três meses lesionado

Você se lembra do atacante Adauto? Se a resposta é não, você não está sozinho. "No Brasil é assim. O futebol se esquece de você mesmo. Ainda mais jogando no leste europeu por tanto tempo". O currículo do jogador de 32 anos impressiona, mas não evita o desemprego: em busca de uma oportunidade no futebol profissional, hoje ele é atacante do Adega, que disputa a Copa Kaiser.

Adauto foi tricampeão paranaense e conquistou o Brasileirão de 2001 pelo Atlético-PR. Na Europa, disputou a Champions League pelo Slavia Praga, da República Tcheca, e a Europa League (antiga Copa da Uefa) pelo Slavia Praga e pelo Zilina, da Eslováquia.

  • Adauto: após marcar seis gols nas duas principais competições europeias, atacante jogou pelo Adega a Copa Kaiser, principal torneio do futebol amador de São Paulo. Terminou com dois gols

"Em 2001, eu era o atacante reserva do time que conquistou o Brasileiro, mas jogava sempre. Os titulares eram o Alex Mineiro e o Kleber Pereira. Eu e o Ilan, que jogou no Inter, no São Paulo e na França, ficávamos no banco", lembra o jogador. Naquele campeonato, Adauto foi o terceiro maior artilheiro do Atlético-PR, com cinco gols, atrás apenas de Alex Mineiro e Kléber Pereira.

Depois do título, o time campeão foi desfeito. Adauto, que já tinha uma curta passagem pelo Gijón, na segunda divisão do Campeonato Espanhol, foi parar na República Tcheca. "Lá o futebol é muito mais de toque de bola. E muita força. Existem os jogadores que conseguem driblar, mas o número é bem menor do que aqui no Brasil", diz o jogador.

O clube que contratou o atacante foi o Slavia Praga, da capital tcheca. Por ele, Adauto disputou o principal torneios de clubes do planeta, a Champions League. Foram apenas quatro jogos, com um gol marcado. Além disso, Adauto também jogou a Liga Europa, a antiga Copa da Uefa, somando 14 jogos e dois gols.

Copa Kaiser de futebol amador
Copa Kaiser de futebol amador

Após cinco temporadas no futebol tcheco, Adauto defendeu Santa Cruz e Ponte Preta, mas voltou para o leste europeu. Em 2007, foi contratado pelo Zilina, da Eslováquia, equipe que defendeu por quatro temporadas, com direito a 16 jogos pela Europa League, com três gols marcados. "Quando meu contrato terminou, percebi que era hora de voltar para o Brasil", conta o jogador.

Foi ai que as coisas pararam de dar certo. Ele assinou um contrato no ano passado com o Grêmio Prudente, mas acabou se machucando. "Fiquei 90 dias parado e, quando voltei, o time tinha voltado para Barueri, meu contrato tinha terminado e a diretoria não queria renovar. Fiquei sem time".

Desempregado, Adauto aceitou a proposta de defender o Adega, time da região do terminal de AE Carvalho, na Zona Leste, e fechou a Copa Kaiser com dois gols. Apesar de ter sido eliminado na terceira etapa do torneio, o time é um dos mais estruturados da várzea paulista, com técnico que já passou pelo futebol profissional, bichos, treinos durante a semana e até concentrações antes de jogos importantes.

UOL Cursos Online

Todos os cursos