Recorde de torcida na várzea de São Paulo teve metade do público de torneio amador em Manaus

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

  • Renato Cordeiro/UOL

    21.030 torcedores foram ao Pacaembu para a final da Copa Kaiser: recorde oficial no futebol amador

    21.030 torcedores foram ao Pacaembu para a final da Copa Kaiser: recorde oficial no futebol amador

No último domingo, a Copa Kaiser estabeleceu o recorde de maior torcida de futebol amador do Brasil. Com 21.030, a organização da competição recebeu um certificado da RankBrasil, empresa especializada em oficializar recordes brasileiros. O público da final do torneio paulista, porém, foi bem menor do que o de outro torneio amador nacional. Em 2009, a decisão do Campeonato de Peladas do Amazonas, o Peladão, levou mais de 43 mil pessoas ao estádio Vivaldão, em Manaus.

Polêmica? Não para quem deu o recorde para o campeonato paulista. Com dez anos de história, a RankBrasil trabalha nos mesmos moldes do Guiness Book, o livro dos recordes mundiais. Se alguém quiser uma marca, precisa entrar em contato e pedir a homologação. E, até agora, os responsáveis pelo Peladão não se manifestaram. Por isso, a Copa Kaiser vai seguir no livro de recordes nacional.

 

COM MAIS DE 20 MIL NO PACAEMBU, AJAX LEVA PRIMEIRO TÍTULO DA COPA KAISER

  • Renato Cordeiro/UOL

    O sonho de todos os amantes do futebol de várzea de São Paulo era ver o Pacaembu lotado neste domingo. Com capacidade para 34 mil expectadores, o estádio parecia grande demais para a ambição dessa turma. Mas a torcida apareceu e estabeleceu o novo recorde de público em um torneio amador no Brasil. Com 20.260 pessoas nas arquibancadas, a vitória por 2 a 1 do Ajax, da Vila Rica, sobre a Turma do Baffô, do Jardim Clímax, foi a partida de várzea com o maior público da história.

    E, como não podia deixar de ser, o jogo propriamente dito foi um dos melhores do ano na competição. Embalados pela torcida mais barulhenta, graças à bateria da Torcida Independente que vestiu azul, o Baffô dominou o primeiro tempo e abriu o placar, com Portugal. O empate veio cinco minutos depois, com Ucochiton, de pênalti. A virada veio só no segundo tempo, com Jeremias.

"Os números divulgados na final do 'Peladão', em 2009, não invalidam o recorde registrado da Copa Kaiser, ocorrido no dia 18 de novembro de 2012. No 'Peladão' não houve solicitação de fiscais do RankBrasil para conferir o quantitativo do título", explica Luciano Cadari, fundador da empresa e um dos fiscais presentes no último domingo.

Tode esse processo, aliás, não é gratuito. "Não temos nenhum outro tipo de fonte paralela. A RankBrasil é um serviço de comprovação da veracidade de uma marca. A homologação tem um custo, que envolve alguns fatores, como tempo  entre a confirmação do recorde e o acontecimento ou a quantidade de juízes necessários para fiscalizar o evento. O Guiness Book também cobra, é um serviço de fiscalização que aumenta a valorização do evento", justifica Cadari.

Com isso, o Peladão teria duas alternativas para conquistar o recorde: realizar uma nova partida, para quebrar o recorde com fiscalização reconhecida, ou pedir a avaliação retroativa do jogo de 2009. Nenhuma delas seria fácil. O jogo de 2009 foi o último evento oficial do Vivaldão, único estádio com capacidade superior a 10 mil pessoas, antes da reforma para a Copa do Mundo. Agora chamado de Arena Amazônia, o estádio está sendo completamente renovado para 2014 e deve ser entregue em dezembro de 2013.

Para o recorde retroativo, a organização precisaria reunir documentos que mostrem o público de 2009 – a partida foi realizada em janeiro de 2010. As regras do RankBrasil são claras: "não são aceitos números que atestam marcas inéditas apenas através de publicações em veículos de comunicação" e os interessados devem apresentar "vídeo integral e/ou fotos do evento onde visivelmente e inquestionavelmente mostrem o quantitativo do recorde".

"Os organizadores da final do 'Peladão' podem requerer o recorde de 2009, mas terão que apresentar materiais específicos comprobatórios para análise de uma possível aprovação. Até que se prove o contrário, para o RankBrasil a Copa Kaiser São Paulo reuniu oficialmente a maior torcida em final de campeonato amador do país", finaliza Cadari.

UOL Cursos Online

Todos os cursos