Sem Pacaembu, final da Copa Kaiser em 2013 tem metade do público de 2012

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

No ano passado, a final da Copa Kaiser estabeleceu um recorde. Com 21.030 pessoas, o jogo era, oficialmente, a partida de futebol amador com o maior público do Brasil. Neste ano, a decisão do torneio não chegou nem mesmo à metade desse número. Na tarde deste domingo, cerca de dez mil pessoas foram até o estádio do Nacional, da Barra Funda, para acompanhar as duas partidas que fecharam a edição 2013 do torneio.

O Pacaembu, palco do jogo de 2012, não estava disponível. O plano era marcar o último jogo, mais uma vez, no maior estádio público de São Paulo. Mas a organização explicou que o calendário do futebol brasileiro não permitiu. Além de Palmeiras e Corinthians, há cerca de dois meses o Santos também anunciou que iria jogar na capital paulista. Com isso, as datas no estádio foram congeladas e o campeonato amador acabou sem local para a final.

A saída foi realizar o jogo no estádio do Nacional, que já estava reservado para a data. O problema foi a diferença de tamanho dos dois palcos. Enquanto no Pacaembu cabem pouco mais de 40 mil pessoas, no Nicolau Alayon a capacidade é muito menor. Para a CBF, por exemplo, esse número é de5.000 torcedores. A medida oficial é de 10.117, que foi usada como limite neste domingo.

Apesar do trânsito caótico na região da partida, o clima foi bem tranquilo durante todo o dia. O tamanho das quatro torcidas que estavam representadas em campo ajudou. A maior delas era do Santa Cruz, do Jardim Sinhá, que jogou às 11h. Após a vitória nos pênaltis sobre o Classe A, da Barra Funda, porém, parte dos torcedores da zona leste deixaram o estádio, para comemorar, dando lugar para os dois finalistas.

Leões da Geolândia e Família 100 Valor não decepcionaram e lotaram seus lados do estádio. Ao contrário do futebol profissional, porém, o clima foi amistoso, sem brigas ou discussões. Grande parte disso se deve à presença de representantes da maioria dos times que disputaram a kaiser em 2013, inclusive usando suas camisas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos