Principal campeonato de futebol de várzea de São Paulo termina após 20 anos

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

Um dos principais torneios de futebol amador de São Paulo terá, em 2014, sua edição de despedida. Nesta semana, a organização da Copa Kaiser confirmou que o torneio do ano que vem marca o fim da parceria com a marca de cerveja após 20 anos e 17 torneios realizados. No período, se transformou em um dos maiores eventos esportivos do país.

Em 2013, teve duas divisões, com 192 times cada, acesso, descenso e seletivas classificatórias. No total, mais de mil times participavam em uma só categoria: 192 times da Série A, 144 da Série B (48 rebaixados jogavam a Segundona na mesma temporada) e cerca de 700 participantes das seletivas. Considerada a maior competição amadora do país, o Campeonato de Peladas do Amazonas, o Peladão, é disputado por 800 times, mas engloba categorias diferentes (principal, jovem, masters e feminino, entre outras).

Para 2014, apenas uma divisão será disputada. A versão de despedida terá o mesmo número de equipes da Série A do ano anterior, mas um sistema de disputa completamente diferente do que se consolidou na várzea paulistana. Até 2013, os 192 times jogavam em grupos de quatro participantes em sete etapas, até as semifinais – na maioria das fases, os dois primeiros se classificavam e alguns terceiros colocados ainda avançavam por índices técnicos. O campeão Leões da Geolândia, por exemplo, jogou 23 vezes na temporada.

Em 2014, o torneio será muito mais compacto, com o vencedor disputando, no máximo, 10 partidas. Com apenas dez datas, serão duas etapas de grupos, com apenas os campeões se classificando na primeira fase e mata-mata a partir das oitavas. Os participantes serão os 144 remanescentes da Série A de 2013 e os 48 times que subiram da Série B.

A Segundona já tinha sido cancelada em outubro, assim como as seletivas. A confirmação da realização do torneio, porém, chega como um alívio para os dirigentes de times amadores de São Paulo, que temiam que o torneio pudesse terminar já em 2013.

 A Heineken, cervejaria que é dona da marca Kaiser, explicou, em uma nota enviada pela assessoria de imprensa, que o fim da parceria com o futebol amador foi uma decisão estratégica: "Por 17 anos, a Kaiser foi patrocinadora de um dos maiores campeonatos de futebol amador. A Copa Kaiser faz parte da história da marca e da vida de milhares de pessoas, entre atletas, seus familiares e amigos, torcedores, e as comunidades no entorno dos campos onde acontecem os jogos. Porém, por questões estratégicas,  infelizmente 2014 será o último ano em que a marca patrocinará o campeonato. A Kaiser aproveita para agradecer a todos os jogadores e amantes do futebol que, por todos esses anos, foram os protagonistas da Copa Kaiser".

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos