São Paulo aposta em recuperação pós-jogos para não ter de poupar titulares

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

  • Rubens Chiri/saopaulofc.net/Divulgação

    Rogério Ceni observa preparação do elenco

    Rogério Ceni observa preparação do elenco

Mesmo com o São Paulo em situação tranquila no Campeonato Paulista após a vitória por 2 a 0 sobre o Linense na abertura das quartas de final, o técnico Rogério Ceni não pretende poupar jogadores na maratona de partidas das próximas semanas. Por isso, o departamento de fisiologia do clube montou uma programação diferente para os jogadores. Para evitar o desgaste, a aposta será a recuperação física dos atletas após as partidas

"O trabalho é procurar recuperar quem jogou. Os que não jogaram fazem um treino mais intenso para manter a condição física. Para os que demais que entraram em campo, a prioridade é sempre a recuperação. Nessas horas é melhor descansar. Para quem está jogando constantemente, o jogo se torna como um treino físico", explicou o preparador físico do São Paulo, José Mário Campeiz.

Desta maneira, o treino nos dias seguintes às partidas contam apenas com os jogadores reservas. Já os titulares fazem atividades na piscina. Em alguns casos, o treinador até mesmo cancela as atividades para dar uma folga aos atletas.

De qualquer maneira, Rogério Ceni mantém o contato com o departamento médico para saber a condição dos jogadores. Somente no caso de alguém apresentar um desgaste excessivo ou um risco de lesão ficará no banco de reservas ou deixará de ser relacionado.

"Já estávamos preparados para isso, sabíamos que esse mês seria difícil para todas as equipes que estão disputando os campeonatos. O importante é que o grupo está pronto. Se tiver necessidade de trocar um atleta que apresentar alguma dificuldade maior de se recuperar, o Rogério vai saber escolher quem vai substituir. Mas eu espero que eles suportem", disse José Mário.

Nesta quarta-feira, às 19h15, na Argentina, o São Paulo enfrenta o Defensa y Justicia pela Copa Sul-Americana. Na mesma noite, o time volta ao Brasil. Ainda não está definido o horário da reapresentação na quinta-feira, no CT da Barra Funda. No sábado, no Morumbi, o time já disputa a segunda partida do mata-mata do estadual com o Linense.

UOL Cursos Online

Todos os cursos