Rússia convence, goleia tchecos e volta a vencer na estreia após 24 anos

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Sergey Ponomarev

    Dzagoev comemora um de seus gols na vitória da Rússia sobre a República Tcheca

    Dzagoev comemora um de seus gols na vitória da Rússia sobre a República Tcheca

A Rússia deixou uma boa impressão na estreia da Euro-2012. Com muita rapidez e apostando bastante nos contra-ataques, o time de Dick Advocaat se impôs à República Tcheca, aplicou fáceis 4 a 1, em Wroclaw (Polônia), e voltou a vencer em uma estreia de fases de grupos do torneio continental após 24 anos.

Com isso, a seleção russa, que já havia ido à semifinal na edição de 2008, se isola na liderança do grupo A ao final da primeira rodada. Contabiliza três pontos, dois a mais que a anfitriã Polônia --seu adversário da próxima terça-feira--, e a Grécia, que empataram o primeiro jogo por 1 a 1. A República Tcheca já figura na lanterna.

A Rússia também colocou ponto final em um longo tabu. Para se ter ideia, não ganhava seu primeiro jogo desde 1988, quando carregava a bandeira da União Soviética --1 a 0 sobre a Holanda. Aliás, seu primeiro tempo foi muito bom. Mostrou um time muito rápido e que acabou sendo eficiente nos contra-ataques.

Aos 14min, Kerzhakov acertou a trave. No rebote, Dzagoev bateu no canto direito de Cech. 1 a 0. O que se viu era um amplo domínio dos russos. Aos 23min, em outro contra-ataque, Arshavin deu belo passe para Shirokov, que teve tranquilidade suficiente para tocar por cima do goleiro tcheco e ampliar o marcador.

Se os russos jogavam bem, os tchecos decepcionavam. A equipe de Petr Cech criava pouco. Baros e Rosick, por exemplo, quase não apareceram na etapa inicial. Não bastasse isso, poderia ter ido para o intervalo com um placar mais elástico. Não foi e voltou melhor na etapa final.

Logo aos 6min, Pilar chegou a driblar o goleiro Malafeev e tocou para o fundo das redes, dando ânimo aos tchecos. Mesmo assim, a Rússia continuava melhor, explorando a rapidez de seu contra-ataque. Desperdiçou inúmeras oportunidades. Mas a insistência foi premiada. E, aos 33min, o inspirado Dzagoev marcou outro. Três minutos mais tarde, Pavlyuchenko marcou um golaço e selou a vitória russa.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos