Alemanha leva duas bolas no travessão, suporta pressão no final e vence Portugal

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Thomas Bohlen

    Mario Gomez celebra seu gol, o da vitória da Alemanha diante de Portugal

    Mario Gomez celebra seu gol, o da vitória da Alemanha diante de Portugal

A bola aérea e certa dose de sorte decidiram um dos duelos mais aguardados desta primeira rodada da Eurocopa-2012. Com gol anotado de cabeça pelo grandalhão Mario Gomez, a Alemanha superou duas bolas no travessão e muita pressão no final para derrotar Portugal por 1 a 0, em Lviv (Ucrânia), pelo 'grupo da morte.

Desta forma, a equipe de Cristiano Ronaldo não conseguiu 'dar o troco' nos rivais, que foram responsáveis pela eliminação portuguesa nas quartas de final da edição passada do torneio continental.

Assim, alemães e dinamarqueses, que bateu a Holanda, também por 1 a 0, somam três pontos cada um no grupo B. Desta forma, a rodada de quarta-feira já terá duas 'finais'. Os holandeses não podem pensar em outro revés, diante da Alemanha, enquanto Portugal enfrenta a surpreendente Dinamarca.

Uma cabeçada de Mario Gomez, logo no primeiro minuto, parecia ser o cartão de visita da Alemanha na partida. Mas a equipe de Joachim Löw não encontrou tanta facilidade para chegar ao gol de Rui Patrício. Tinha até mais posse de bola, mas parava na zaga rival.

Por outro lado, Portugal não mostrava muita inspiração ofensiva. Nani e Cristiano Ronaldo, por exemplo, apareciam bem pouco. No geral, a partida era bem equilibrada. As defesas levavam a melhor sobre os ataques. Diante disso, poucas chances no primeiro tempo. Mesmo assim, o gol quase saiu.

Aos 44min, o brasileiro naturalizado português Pepe parecia um atacante. Recebeu na entrada da área e tocou com categoria no ângulo de Neuer. A bola, porém, bateu no travessão, na linha e não entrou. Esperava-se uma partida mais inspirada dos dois lados no segundo tempo.

Assim como ocorreu em boa parte da etapa inicial, a Alemanha era mais ofensiva. No entanto, esbarrava em uma eficiente marcação portuguesa e também dava espaços para o contra-ataque. O jeito era tentar apostar nas jogadas aéreas. E deu certo. Aos 27min, Mário Gomez aproveitou belo cruzamento da direita e, de cabeça, colocou os alemães à frente.

Após isso, o jogo ficou aberto. Os alemães quase ampliaram. E Cristiano Ronaldo tentava chamar a responsabilidade para si. Aos 38min, Nani também acertou o travessão. Varela, livre, ainda chutou em cima de Neuer. Apesar da pressão, Portugal não conseguiu evitar a derrota na estreia da Euro.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos