Croácia marca no início de cada tempo, bate Irlanda e lidera grupo da Espanha

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/FRANCISCO LEONG

    Goleiro croata Pletikosa comemora um dos gols da vitória sobre a Irlanda

    Goleiro croata Pletikosa comemora um dos gols da vitória sobre a Irlanda

A Croácia entrou 'ligada' em sua estreia na Eurocopa. Com um gol no início de cada tempo, o time croata não encontrou dificuldades para vencer a Irlanda por 3 a 1, em Poznan, no encerramento da primeira rodada do grupo C.

Além de assumir a liderança isolada da chave, que ainda conta com as fortes Espanha e Itália --horas antes, empate por 1 a 1--, o time croata colocou ponto final em uma sequencia de 14 jogos de invencibilidade da Irlanda. Sua última derrota havia sido no distante dia 29 de março do ano passado, diante do Uruguai.

O primeiro tempo da partida em Poznan começou a todo vapor. Logo aos3min, Mandzukic, de cabeça, colocou os croatas em vantagem. A partir daí, a Irlanda, conhecida pela característica defensiva, teria a obrigação de sair para o jogo. Tinha dificuldades, mas acabou sendo premiada.

Aos 18min, após cobrança de falta, St Ledger desviou de cabeça e deixou tudo igual. Apesar do empate, os croatas eram mais perigosos. Perisic e Modric exigiram complicadas defesas de Given. O jogo caminhava para o empate. Mas a zaga irlandesa falhou. Aos 42min, Ward cortou errado, e a bola foi para trás, caindo no pé de Jelavic, que desempatou.

A equipe irlandesa reclamou muito de um suposto impedimento. Não adiantou. E pior. Assim como no primeiro tempo, a Croácia voltou a marcar no início, aos 3min, e novamente de cabeça, com Mandzukic. Antes de entrar, a bola ainda tocou no goleiro Given.

Após isso, o time croata passou a ter o controle da partida, enquanto a Irlanda quase não assustou e demonstrou pouca qualidade para evitar o revés na estreia. Na quinta-feira, os croatas pegam a Itália, enquanto a Irlanda terá pela frente os atuais campeões espanhóis.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos