Mulheres iranianas são proibidas de assistir jogos da Euro-2012 por ambiente 'inadequado'

Das agências internacionais, em Teerã

  • AFP PHOTO / ANDREY SMIRNOV

    Torcedores assistem à jogo da Euro-2012 em telão armado na Rússia

    Torcedores assistem à jogo da Euro-2012 em telão armado na Rússia

As mulheres iranianas estão proibidas de assistir aos jogos da Eurocopa-2012 nos cinemas ou nas telas enormes armadas para a ocasião, na capital Teerã. O ambiente considerado 'inadequado' pode causar problemas devido à proximidade com os homens, declarou um oficial da polícia de Teerã, neste domingo.

"É uma situação inadequada que homens e mulheres assistam jogos de futebol juntos", disse Bahman Kargar, responsável pelos assuntos sociais da polícia.

"Quando os homens estão assistindo futebol, se excitam e às vezes podem proferir palavrões ou piadas obscenas. Não ajuda a dignidade da mulher assistir futebol com os homens. Elas deveriam agradecer (pela proibição)", acrescentou Kargar.

As partidas da Euro-2012, realizada na Polônia e Ucrânia, têm gerado grande entusiasmo no Irã. Vários cinemas decidiram exibir as partidas em suas telas, uma prática que foi comum durante a Copa do Mundo-2010 e na Ásia em 2011.

No Irã, as mulheres são proibidas de participar de certas atividades por lei, ou não autorizadas sem a permissão do marido ou do pai. Elas devem respeitar a vestimenta islâmica e evitar lugares onde possam lidar com situações consideradas 'vulgares', razão da proibição por parte da polícia da moralidade.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos