Cinema na capital do Irã é fechado por vender ingressos para mulheres assistirem à Eurocopa

Das agências internacionais

Em Teerã (Irã)

  • Manu Fernandez/AP

    Na Ucrânia e na Polônia, a torcida feminina tem marcado presença nas arquibancadas

    Na Ucrânia e na Polônia, a torcida feminina tem marcado presença nas arquibancadas

A polícia de Teerã, capital do Irã, fechou um cinema na capital do país por não seguir a decisão imposta de não vender entradas para mulheres assistirem aos jogos da Eurocopa, disputada na Polônia e na Ucrânia. A informação é da agência iraniana ISNA.

O complexo de cinemas Zendegi confirmou a versão ao ser consultado pela agência de notícias AFP, mas não quis dar detalhes da operação que fechou suas portas.

Bahman Kargar, encarregado dos assuntos sociais na polícia iraniana, falou sobre a proibição. "É uma situação inapropriada homens e mulheres assistirem juntos as partida de futebol", disse.

Musas da torcida da Euro-2012
Musas da torcida da Euro-2012

"Os homens, quanto estão vendo futebol, se excitam e às vezes podem dizer palavras vulgares ou fazer piadas. Não ajuda a dignidade de uma mulher assistir futebol com os homens. Elas deveriam agradecer pela proibição", disse Kargar.

As partidas da Eurocopa têm gerado grande expectativa no Irã e vários cinemas decidiram transmitir as partidas em suas salas, algo que já aconteceu na Copa do Mundo de 2010 e na Copa da Ásia de 2011. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos