Ídolo Shevchenko brilha, Ucrânia vence a Suécia de virada por 2 a 1 e lidera Grupo D

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/DAMIEN MEYER

    Shevchenko comemora após marcar seu segundo gol contra a Suécia

    Shevchenko comemora após marcar seu segundo gol contra a Suécia

A estreia da Ucrânia na Eurocopa-2012 não poderia ser diferente. Com uma grande festa no estádio Olímpico de Kiev e dois gols do maior ídolo do país, o atacante Shevchenko, os donos da casa venceram a Suécia por 2 a 1 e assumiram a liderança do Grupo D – Inglaterra e França empataram por 1 a 1 na abertura da chave.

O atacante Shevchenko, ex-Milan e Chelsea, prorrogou sua carreira na seleção só para atuar diante da torcida na Eurocopa e o esforço valeu a pena. O veterano não decepcionou e marcou duas vezes, ofuscando Ibrahimovic, grande astro da Suécia e autor do gol dos escandinavos.

Empolgada com o apoio da torcida que lotou o estádio, a Ucrânia, que disputa a Eurocopa pela primeira vez, foi melhor durante todo o primeiro tempo e pressionou uma apática Suécia. Sem poder de marcação e força para armar o jogo, os suecos apenas assistiram o rival jogar.

O problema dos ucranianos na etapa inicial foi a falta de pontaria, já que Shevchenko, Voronin e Konoplyanka desperdiçaram boas chances. No final da etapa, Ibrahimovic calou o estádio ao acertar cabeçada na trave esquerda de Pyatov.

A Suécia voltou melhor do intervalo e logo abriu o placar. Kallstrom cruzou rasteiro na área e Ibrahimovic, como típico centroavante, só empurrou para as redes, aos 7min.

A vantagem durou pouco, pois do outro lado estava a estrela ucraniana Shevchenko. O atacante marcou duas vezes de cabeça, aos 10min e aos 16min, para virar a partida e levar o estádio à loucura.

Ibrahimovic ainda fez Pyatov trabalhar em um chute perigoso da entrada da área e Mellberg e Elmander perderam chances claras no final da partida, mas o time da casa conseguiu segurar a pressão dos suecos e comemorou a vitória no primeiro jogo do país na competição. 

UCRÂNIA BATE SUÉCIA E TORCEDORES VIBRAM EM KIEV:

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos