Cech falha, mas República Tcheca fura muralha grega e vence a primeira na Eurocopa

Do UOL, em São Paulo

  • ARIS MESSINIS/AFP

    Logo aos dois minutos, Jiracek abre o placar para os tchecos contra os gregos

    Logo aos dois minutos, Jiracek abre o placar para os tchecos contra os gregos

A República Tcheca entrou em campo nesta terça-feira para o duelo contra a Grécia, pela segunda rodada do Grupo A da Eurocopa, muito pressionada por conta da derrota na estreia por goleada para a Rússia. Para dificultar, os tchecos tinham pela frente a muralha grega. Nada, no entanto que dois gols em cinco minutos não resolvam, mesmo que Cech, um dos melhores goleiros do mundo, tenha falhado.

No fim vitória por 2 a 1 para os tchecos, que deram o troco na repetição de uma das semifinais da Eurocopa de 2004, vencida pela Grécia. A República Tcheca agora soma três pontos e segue viva na competição. Os gregos ficaram com apenas um ponto, praticamente eliminados da competição.

Foi apenas a segunda vez que a seleção grega sofreu dois gols em um jogo sob o comando do técnico português Fernando Santos, que assumiu em 2010. 

Com um início fulminante, a República Tcheca marcou aos 2min com Jirácek, após linda enfiada de bola de Hubschman. E para não dar chance para o rival reagir, Pilar, meio sem jeito, aproveitou cruzamento rasteiro e mandou para as redes, aos 5min.

Era o que bastava para deixar o jogo do jeito que o tchecos queriam. A Grécia demonstrou a já conhecida dificuldade para tomar a iniciativa do jogo, tanto que o goleiro Cech não fez nenhuma defesa, e não levou perigo ao adversário.

A única finalização grega que chegou à meta do goleiro do Chelsea entrou, mas o juiz marcou impedimento de Fotakis, aos 40min. Dois minutos depois, a equipe bateu para o gol pela primeira vez no jogo com Salpingidis, mas o chute foi bloqueado.

O jogo só ganhou emoção por um motivo inesperado: uma falha do goleiro Cech. Samaras lançou a bola na área, Cech saiu muito mal e largou a bola nos pés de Gekas, que só mandou para as redes, aos 7min.

Com o presente recebido, a Grécia partiu para o ataque, mas novamente sem nenhuma organização ou qualidade. Tanto que pouco criou e Cech não foi mais exigido. A República Tcheca também praticamente abdicou do ataque e preferiu garantir a primeira vitória na Eurocopa a atacar e aumentar o placar. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos