Torcedores russos e poloneses brigam antes do duelo entre as seleções na Eurocopa

Das agências internacionais, em Varsóvia (Polônia)*

  • JERZY DUDEK/REUTERS

    Russo é espancado por grupo de torcedores poloneses nos arredores antes do duelo

    Russo é espancado por grupo de torcedores poloneses nos arredores antes do duelo

O clima entre torcedores poloneses e russos esquentou antes do jogo entre as duas seleções desta terça-feira e confirmou o temor que existia por conta do duelo entre os tradicionais rivais. Torcedores dos dois países entraram em confronto no início da tarde nas proximidades do estádio Nacional de Varsóvia e mais de 100 torcedores foram detidos pela policia polonesa. 

A polícia que teve de usar bombas de efeito moral e jatos d'água e vários outros torcedores ficaram feriados por conta do confronto - um russo, inclusive foi hospitalizado. O incidente aconteceu quando milhares de russos participavam de uma marcha em direção ao estádio de Varsóvia para comemorar o aniversário do nascimento da Federação Russa após o fim da União Soviética.

Apesar da forte escolta policial destinada para a manifestação, que deveria ser pacífica, não evitou o confronto que terminou com detidos e feridos. Torcedores poloneses atacaram os russos com pedras e garrafas. As duas torcidas ainda entoaram gritos ofensivos. 

As autoridades de Varsóvia haviam autorizado a marcha russa apesar dos protestos de muitos moradores da cidade, que consideravam a manifestação como uma provocação nacionalista e política.

Polônia e Rússia possuem um histórico de rivalidade dentro de campo e também no campo político por conta da ocupação da União Soviética após o fim da Segunda Guerra Mundial e imposição do comunismo, além de diversos confrontos. Por conta disso, o duelo das seleções nesta terça é considerado um dos mais perigosos da Eurocopa.

*Atualizado às 18h43

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos