Uefa investigará supostos cantos racistas contra jogadores negros durante Euro-2012

Das agências internacionais

Em Varsóvia (Polônia)

  • Montagem UOL

    Balotelli (esq) e Selassie teriam sido alvos de cantos racistas

    Balotelli (esq) e Selassie teriam sido alvos de cantos racistas

A Uefa investigará supostos cantos racistas que ocorreram nas partidas entre Espanha x Itália e Rússia x República Tcheca, válidas pela primeira rodada da Euro-2012. Os alvos teriam sido os jogadores negros Balotelli, da Itália, e Gebre Selassie, da República Tcheca,

CROATAS NA MIRA

  • Em um caso separado, a UEFA poderá punir disciplinarmente a Federação Croata após os incidentes da primeira rodada quando torcedores soltaram fogos nas arquibancadas e um invasor beijou o técnico Slaven Bilic

 
"Recebemos a informação dos casos de cantos racistas durante as partidas entre Espanha e França e Rússia e República Tcheca e no momento a UEFA está investigando. Até agora, no entanto, não houve punições disciplinares.", disse um comunicado da entidade que comanda o futebol europeu. As seleções da Itália e República Tcheca não formalizaram queixas sobre o incidente.
 
Preocupada com os casos de racismo, a Uefa pediu aos governos das cidades que recebem treinamentos para aumentar o policiamento durante as atividades, a fim de inibir comportamento racistas. Jogadores da Holanda queixaram-se de sons de macaco durante um treinamento aberto em Wisla, na Polônia, quando centenas de poloneses compareceram.
 
A intolerância racial dos torcedores dos países sede chegou a ser tema de um documentário exibido pela rede britânica BBC. Polônia e a Ucrânia negaram as acusações. Antes do torneio, Balotelli, conhecido pelo seu comportamento explosivo, disse que 'mataria quem jogasse uma banana em direção à ele', durante a Eurocopa.
 
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos