Torcedores croatas lançam bananas para Balotelli durante jogo contra a Itália

Do UOL, em São Paulo

  • Gerry Penny/EFE

    Banana atirada pela torcida durante jogo entre Itália e Croácia pela Eurocopa é recolhida em campo

    Banana atirada pela torcida durante jogo entre Itália e Croácia pela Eurocopa é recolhida em campo

As demonstrações de racismo de parte do público croata contra o atacante italiano Mario Balotelli no jogo de quinta-feira não ficaram apenas nas ofensas verbais. O fotógrafo Gerry Penny, da agência EFE, flagrou o momento em que uma banana atirada em campo foi recolhida por um segurança durante a partida entre Itália e Croácia pela primeira fase da Eurocopa.

O jogo terminou empatado por 1 a 1. O gol italiano foi marcado por Pirlo, mas o assunto depois da partida foi Balotelli. Toda vez que o atacante do Manchexter City tocava na bola, era vaiado sem dó.

Além disso, segundo o jornal inglês Daily Mail, foram ouvidos gritos racistas e sons de macaco vindos da torcida croata toda vez que Balotelli era acionado. Na estreia contra a Espanha, o atacante italiano também sofreu ofensas.

"Recebemos a informação dos casos de cantos racistas durante as partidas entre Espanha e França e Rússia e República Tcheca e no momento a UEFA está investigando. Até agora, no entanto, não houve punições disciplinares", declarou a Uefa, por meio de um comunicado.

Organizadora da Eurocopa, a Uefa prometeu rigor aos casos de racismo registrados durante a competição. Antes do torneio, Balotelli chegou a dizer que "mataria" quem o atacasse com ofensas racistas. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos