Karagounis se redime, mantém sonho do bicampeonato da Grécia e elimina a Rússia

Do UOL, em São Paulo

  • EFE/Vassil Donev

    Atacante Karagounis comemora seu gol no duelo contra a Rússia pela Eurocopa

    Atacante Karagounis comemora seu gol no duelo contra a Rússia pela Eurocopa

Depois de perder um pênalti no jogo de estreia, o capitão Karagounis se redimiu neste sábado em duelo disputado na cidade de Varsóvia, válido pela terceira e última rodada do grupo A da Eurocopa. Com um gol marcado por ele nos acréscimos do primeiro tempo, a seleção da Grécia venceu a Rússia por 1 a 0, avançou às quartas de final na segunda colocação da chave e de quebra eliminou o adversário - empatou em pontos (4), mas levou a melhor no confronto direto, primeiro critério de desempate.

Campeã da Eurocopa de 2004, a Grécia mantém assim o sonho de conquistar o bicampeonato da competição. Porém, nas quartas de final, provavelmente terá uma pedreira pela frente: a seleção da Alemanha, atual líder do grupo B. Quem ficou com a primeira posição do grupo A foi a República Tcheca, que bateu a seleção da Polônia também por 1 a 0.

Quem começou assustando logo após 5min de jogo foi a Grécia, através de duas jogadas seguidas de escanteio. A que mais levou perigo foi a primeira delas, quando Karagounis cobrou escanteio na primeira trave, Katsouranis desviou de cabeça e, com a mão trocada, o goleiro Malafeev faz grande defesa e evitou com que a bola fosse em direção a outros jogadores gregos.

A seleção da Rússia respondeu cinco minutos depois, com uma jogada bem trabalhada pela direita. Após cobrança de lateral e ótima troca de passes na linha de fundo, Kerzhakov cruzou à meia altura e o experiente Arshavin conseguiu o desvio com a sola da chuteira após se antecipar ao zagueiro; atento, o goleiro Sifakis rebateu a bola e afastou o perigo da área da Grécia.

Apesar do esquema e da menor posse de bola, a Grécia não abdicava do ataque, até porque precisava ao menos de um gol para não ser eliminada. Porém, esse cenário se resumiu apenas aos 15min iniciais. Faltava qualidade aos gregos para se imporem diante dos russos, que aos poucos foram ditando o ritmo de jogo. Porém, quando o duelo já caminhava para o intervalo, a Grécia surpreendeu.

Karagounis aproveitou bobeira da seleção russa após cobrança de lateral pela direita, invadiu a área e soltou a bomba de direita; o chute saiu forte, cruzado, sem chances para o goleiro Malafeev. 1 a 0 Grécia, resultado que classificava a seleção azul e branca para as quartas de final. E se a seleção grega já era defensiva com o empate, com a vitória a retranca aumentou ainda.

Porém, a partir dos 10min da etapa final, a Grécia conseguiu levar perigo em alguns contra-ataques. Em um deles, Karagounis entrou na área pelo meio, Ignashevich chegou na marcação e o jogador grego caiu pedindo pênalti. O juiz mandou o jogo seguir e ainda aplicou cartão amarelo no capitão da Grécia por simulação, que ficará de fora das quartas de final da competição.

Com o gol da República Tcheca marcado em Wroclaw, o jogo começou a ficar dramático, especialmente para os russos, que estavam sendo desclassificados. Conforme foi passando o tempo, a seleção da Rússia esqueceu da tática e passou a atacar na base da raça. Porém, não foi suficiente para vencer o 'ferrolho' armado pelos gregos, que fizeram a festa após o apito final.

CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO A

  Pontos Vitórias Empates Derrotas
1º - República Tcheca 6 2 0 1
2º - Grécia* 4 1 1 1
3º - Rússia 4 1 1 1
4º - Polônia 2 0 2 1
  • *A Grécia venceu o confronto direto com a Rússia por 1 a 0 e ficou com o segundo lugar da chave

VEJA COMO FOI A VITÓRIA DA GRÉCIA SOBRE A RÚSSIA NA EURO-12

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos