Özil é acusado de não ser alemão e sofre com ataques racistas no Twitter

Das agencias internacionais

Em Berlim (Alemanha)

  • Fabrizio Bensch/Reuters

    O meia Özil (nº 8) é um dos destaques da seleção da Alemanha na Eurocopa

    O meia Özil (nº 8) é um dos destaques da seleção da Alemanha na Eurocopa

O meia alemão Mesut Özil, do Real Madrid, foi alvo de ataques racistas no Twitter. O jogador apresentou uma denúncia contra o proprietário de uma conta na rede social que o acusou de não ser alemão, segundo informações desta terça-feira do jornal alemão Bild.

O advogado do jogador, Sascha Beumer, decidiu tomar ações legais depois que um desconhecido, por meio da conta denominada @PiratenOnline, declarou durante a partida entre Alemanha e Dinamarca que o jogador não era alemão e que o seu nome de origem muçulmana era prova disso.

"Com segurança, Özil não é alemão! Um papel não muda as origens", escreveu o desconhecido em sua primeira intervenção na rede social e que depois ainda afirmou que a seleção alemã não deveria jogar com nenhum nome que não soasse alemão.

Pouco depois dos protestos dentro e fora da internet, o portal Twitter decidiu bloquear o perfil desde que o usuário começou a fazer os comentários racistas.

Mustafa Özil, pai do meio de campo, disse ao jornal alemão que se mostrou favorável a denúncia para "emitir um sinal que algo assim não deveria acontecer nunca mais". "Aqui claramente foi transpassado uma fronteira", continuou.

Özil, um dos destaques da Alemanha na Eurocopa, nasceu em Gelsenkirchen (oeste da Alemanha), sendo que seus pais são da Turquia e sempre defendeu sua origem alemã.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos