Portugal aposta em humildade e ressurreição de C. Ronaldo contra tchecos nas quartas da Euro

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / FILIPPO MONTEFORTE

    Cristiano Ronaldo foi decisivo contra a Holanda e tenta repetir boa atuação nas quartas

    Cristiano Ronaldo foi decisivo contra a Holanda e tenta repetir boa atuação nas quartas

Nesta quinta-feira, Portugal e República Tcheca abrem as quartas de final da Eurocopa-12. Em Varsóvia (Polônia), os portugueses apostam na "ressurreição" de Cristiano Ronaldo para chegar pela terceira vez à semifinal nas quatro últimas edições do torneio. Já os tchecos tentam provar sua força em seu primeiro teste "para valer", pois até agora não enfrentou seleções consideradas favoritas ao título.

A torcida portuguesa espera que Cristiano Ronaldo volte a ser decisivo e mantenha a inspiração exibida contra a Holanda, quando fez os gols da vitória por 2 a 1. Contra Alemanha e Dinamarca, ele teve desempenho discreto e foi criticado. A República Tcheca faz o jogo de empurrar o favoritismo para Portugal, que tenta evitar a euforia. O técnico Paulo Bento prega humildade: "Se perdermos um por cento dela, teremos muito mais dificuldades".

Portugal sobreviveu ao "grupo da morte" e terminou na segunda posição do grupo B. A República Tcheca foi a melhor seleção do grupo A, mesmo tendo sido goleada pela Rússia por 4 a 1 na estreia. Para o jogo, os portugueses terão força máxima; já os tchecos podem sofrer o desfalque do meia Tomas Rosicky, que sentiu dores no tendão de Aquiles.

No torneio continental, tchecos e portugueses já se enfrentaram duas vezes e cada lado venceu uma vez. A República Tcheca ganhou por 1 a 0 em 1996, quando eliminou o adversário exatamente nas quartas de final; na última Euro, em 2008, Portugal deu o troco e bateu o rival por 3 a 1 na fase de grupos.

O vencedor do duelo desta quinta encara Espanha ou França nas semifinais.

A partida será disputada às 15h45 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Sportv e da Bandeirantes e acompanhamento do Placar UOL Esporte.

O DESPERTAR DE CRISTIANO RONALDO?

  • REUTERS/Yves Herman

    Se depender da empolgação de seus companheiros de seleção, Cristiano Ronaldo será o grande líder da equipe rumo ao inédito título da Euro-12. Os portugueses esperam que o atacante dê sequência à boa atuação contra a Holanda e seja novamente decisivo. "Sabemos do grande jogador que temos conosco. Ele é o melhor do mundo. Todos querem que ele ajude, exatamente como contra os holandeses", disse Raúl Meireles. Joâo Moutinho seguiu a linha. "Cristiano Ronaldo é um jogador completo. Acho que não consigo apontar uma fraqueza dele. Ele é bom de cabeça, com os pés e é muito rápido", analisou João Moutinho.

TÉCNICO DE PORTUGAL MANDA RECADO PARA TORCIDA "DO CONTRA"

  • AP Photo/Paulo Duarte

    Após a vitória sobre a Holanda, Paulo Bento demonstrou irritação com as críticas de torcedores e da imprensa. "Deixem os jogadores em paz. Critiquem o treinador se as coisas correrem mal. Se as correrem bem, se quiserem, critiquem também o técnico. Há pessoas que vão comprar cachecóis da República Tcheca", comentou. Demonstrado estar fechado com os atletas, o técnico voltou a tocar no assunto na entrevista coletiva antes do jogo contra os tchecos. "Defenderei aqueles que estão comigo até poder", afirmou.

TCHECOS DEMONSTRAM CUIDADO NÃO APENAS COM CRISTIANO RONALDO

  • AP Photo/Armando Franca

    Cristiano Ronaldo brilhou na vitória por 2 a 1 sobre a Holanda, que classificou os portugueses para as quartas de final da Euro-12. Antes havia sido criticado por suas atuações sem grande destaque. Independentemente se o camisa sete jogar bem ou mal, a República Tcheca se preocupa não apenas com o atacante. "Ele é um jogador fenomenal e teremos todas as atenções. Cristiano Ronaldo é perigoso, mas não é o único. Não centramos a atenção nele, mas sim em todos os atletas", disse o técnico Michal Bilek, que promete adotar uma postura mais defensiva em sua equipe.

PROMESSA TCHECA PARA AMEDRONTAR OS RIVAIS

  • AFP

    Tomas Rosicky não sabe se estará em campo devido a um problema no tendão de Aquiles, mas tem certeza de uma coisa: não fará a barba tão cedo. Os jogadores tchecos mantêm a promessa feita antes da Euro-12 e continuam de "cara suja" até o fim de sua participação no torneio. "Estamos mais assustadores e esperamos ficar cada vez piores neste torneio. Esta foi a forma que encontramos de fortalecer o espírito de equipe e continuarmos unidos em torno do nosso objetivo. E é divertido", disse, entre sorrisos, o meia tcheco.

Musas da torcida da Euro-2012
Musas da torcida da Euro-2012

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos