Alemanha espanta 'zebra grega', vai à semifinal da Euro e reforça favoritismo

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / ARIS MESSINIS

    Lahm abriu o caminho para a vitória de 4 a 2 da Alemanha sobre a Grécia

    Lahm abriu o caminho para a vitória de 4 a 2 da Alemanha sobre a Grécia

A Alemanha mantém sua campanha perfeita na Eurocopa-2012. Nesta sexta-feira, a equipe espantou a 'zebra' grega e se classificou para as semifinais do torneio continental. Em Gdansk (Polônia), os alemães venceram a Grécia por 4 a 2.

A seleção alemã reforça sua condição de favorita ao título da Euro-12. A equipe é a única equipe com 100% de aproveitamento na competição e passou incólume pelo "grupo da morte", com triunfos sobre Dinamarca, Portugal e Holanda.

Este foi o primeiro jogo do torneio no qual Angela Merkel acompanhou a seleção no estádio. A chanceler alemã não viajou para a Ucrânia, onde a Alemanha atuou na primeira fase, por discordar do regime político local - e pela prisão da ex-primeira-ministra Yulia Timoshenko, acusada de abuso de poder.

Nas semifinais, a Alemanha enfrenta no dia 28, em Varsóvia (Polônia) o vencedor do duelo entre Inglaterra e Itália, que se enfrentam neste domingo.

Para o jogo, o treinador Joachim Löw preferiu deixar o atacante Mario Gómez no banco de reservas. Miroslav Klose foi escalado como titular. A Alemanha logo tomou conta das ações. Aos 3min, Klose aproveitou um rebote do goleiro Sifakis para marcar, mas o gol foi anulado – a arbitragem assinalou impedimento.

Com maior posse de bola, a seleção alemã tocava a bola com paciência para encontrar um buraco no meio da defesa grega. Sifakis apareceu bem ao defender as finalizações de Özil, Reus e Khedira. A Grécia mal conseguia ultrapassar a linha do meio do campo. O gol alemão era uma questão de tempo.

A pressão alemã deu resultado aos 39min. Lahm recebeu passe de Özil na direita, limpou a jogada e bateu forte para vencer o goleiro grego, que chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol. Pouco antes do intervalo, Schürrle quase ampliou: ele pegou bem na bola e a mandou para fora.

Na segunda etapa, a Grécia se lançou ao ataque e conseguiu empatar logo aos 10min. Em contra-ataque pela direita, Salpingidis cruzou e Samaras completou para as redes. A euforia dos gregos, porém, durou pouco tempo. Aos 16min, Boateng levantou da direita e Khedira pegou de primeira para deixar a Alemanha de novo em vantagem.

A situação alemã ficou ainda mais tranquila aos 23min. Özil cruzou da direita e Klose desviou de cabeça para as redes, antecipando-se a Papadopoulos e Sifakis. Sem forças para reagir, a Grécia levou o quarto aos 29min. Sifakis salvou um chute de Klose, mas nada podia fazer para evitar a conclusão de Reus no rebote. A Grécia ainda diminuiu aos 44min em pênalti convertido por Salpingidis, mas nada que atrapalhasse a classificação alemã.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos