Espanha mantém favoritismo, derruba França e enfrenta Portugal na semi

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Juan Medina

    Volante de Real Madrid, Xabi Alonso cabeceia para marcar o primeiro gol da Espanha sobre a França

    Volante de Real Madrid, Xabi Alonso cabeceia para marcar o primeiro gol da Espanha sobre a França

Com um gol no início e outro no final, domínio de jogo na maioria do tempo e escassos sustos, a Espanha venceu a França por 2 a 0 e se classificou para as semifinais da Eurocopa. Agora, os campeões da última edição do torneio enfrentarão Portugal na próxima quarta-feira. Os espanhois marcaram o primeiro gol aos 18 minutos da partida, com Xabi Alonso, e depois ampliaram aos 45 minutos da segunda etapa, novamente com o meia do Real Madrid, de pênalti. 

"O mais importante é que estamos nas semifinais. É verdade que não tivemos muitas chances de gol, mas o jogo esteve controlado em todo momento", afirmou Xabi Alonso após a vitória.

A Espanha começou o jogo melhor, com uma formação sem nenhum centroavante. O jogador mais avançado do time de Vicente Del Bosque era o meia-atacante Cesc Fábregas, do Barcelona. Até marcar o primeiro gol, o atual campeão do torneio pressionou a França, que apostou na marcação forte e saída nos contra-ataques.

Depois de levar o primeiro gol, os franceses avançaram um pouco mais. Entretanto, não conseguiam criar muitas chances de gol. O primeiro susto dado nos espanhois aconteceu aos 31 minutos de jogo, numa cobrança de falta de Cabaye. O goleiro Casillas espalmou e salvou a equipe.

Derrotados, os franceses até tentavam atacar, mas sem sucesso. Controlando a posse de bola, a Espanha conseguia anular o jogo do rival. Nos minutos finais da partida, o time de Xabi Alonso conseguiu ampliar o placar. Pedro recebeu a bola dentro da área, passou por Rami e só foi parado ao ser derrubado por Réveillère. Na cobrança de pênalti, o meia do Real Madrid ampliou o placar e decretou a vitória.

Os franceses lamentaram o resultado. "Quando você é eliminado, sempre fica muito triste, mas, infelizmente, é assim. Só um pode passar", afirmou o atacante Benzema.

Os espanhóis não perdem uma partida em competições oficiais desde a derrota de 1 a 0 para a Suíça na estreia da Copa do Mundo de 2010. Já são 18 jogos invictos e oito sem levar um único gol.

O confronto contra a Portugal na próxima quarta-feira, pelas semifinais da Euro, repete o duelo das oitavas de final da última Copa do Mundo, em jogo vencido pelos espanhois. Além de Portugal e Espanha, a Alemanha também já está classificada e aguarda o vencedor de Itália e Inglaterra, jogo que será disputado neste domingo.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos