Sem cobrar pênalti na decisão, Cristiano Ronaldo se defende: "Não tive oportunidade"

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / DAMIEN MEYER

    Cristiano Ronaldo lamenta a eliminação de Portugal da Euro-2012 nos pênaltis

    Cristiano Ronaldo lamenta a eliminação de Portugal da Euro-2012 nos pênaltis

O atacante Cristiano Ronaldo foi o centro das atenções da semifinal da Eurocopa mesmo com a sua equipe sendo derrotada pela Espanha, nesta quarta-feira. Assim que Fábregas converteu o último pênalti, dando a vaga na decisão à Fúria, as câmeras logo focaram no atacante luso, que reclamou: "Injusto, injustiça", disse Ronaldo.

APÓS EMPATE SEM GOLS, ESPANHA VENCE PORTUGAL NOS PÊNALTIS E VAI À FINAL

A Espanha está na final da Eurocopa e pode ser a primeira seleção a conquistar dois títulos seguidos na história do torneio. Após um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, a atual campeã europeia e mundial venceu nos pênaltis por 4 a 2. Fábregas bateu o último pênalti e levou à Fúria à decisão da Euro. Leia o relato da partida

Após a partida, o camisa 7 da seleção portuguesa não quis entrar em polêmica e preferiu exaltar a campanha da equipe, que sobreviveu ao grupo da morte da competição – eliminando Holanda e Dinamarca.

"Foi um Europeu muito bem construído. Conseguimos terminar entre as quatro melhores, mas hoje não tivemos sorte. Os pênaltis são assim mesmo. Temos que estar orgulhosos, mas ficamos frustrados, podíamos ter chegado à final. Faltou sorte", disse Ronaldo.

O atacante era o responsável pela quinta cobranças, mas não precisou bater, já que Fábregas converteu. Questionado porque não bateu nenhum pênalti, Ronaldo se defendeu. "Eu era o quinto a bater, mas não tive oportunidade", se defendeu o jogador, que terminou a Euro com três gols marcados.

"Dei o meu melhor, como sempre fiz. Estou satisfeito pelo que fiz. Temos que estar orgulhosos, fizemos o que tínhamos que fazer. Conseguimos jogar bem e merecíamos estar na final", analisou. 

ZAGUEIRO ABUSA E "ASSUSTA" AO APOSTAR EM CAVADINHA

  • Depois de Zinedine Zidane, na final da Copa de 2006, Loco Abreu, nas quartas de final da Copa de 2010, e Pirlo nas quartas de final da atual Euro, foi a vez do zagueiro Sergio Ramos abusar da habilidade e apostar na cavadinha para converter seu pênalti na decisão entre Espanha e Portugal por uma vaga na decisão da Euro. A opção deu certo, tanto que ele foi considerado pela Uefa como o melhor jogador em campo. "Queria muito marcar um pênalti assim e falei com minha equipe isso. Queria muito marcar e consegui. Estou muito emocionado e temos que entender a importância de chegar à final", disse.

FÁBREGAS BRILHA E REPETE ROTEIRO DE QUATRO ANOS ATRÁS

  • O meia Fábregas mostrou na decisão contra Portugal que tem estrela. O jogador foi o responsável pela última cobrança, que levou a equipe à decisão. Nada, no entanto, que o jogador do Barcelona não esteja acostumado. Em 2008, na Eurocopa da Áustria e da Suíça, Fábregas ainda era reserva da equipe, mas entrou durante a partida e bateu o quinto e último pênalti nas quartas de final contra a Itália e levou a Fúria à semifinal. "Tinha essa intuição. Esta tarde estava pensando nisso. Tinha esse pressentimento. A vida me dar uma outra oportunidade como esta é incrível", disse Fábregas á TV Telecinco.

CONFIRA A REPERCUSSÃO NA MÍDIA EUROPEIA

Jornal espanhol Marca estampa na capa do seu site que a seleção espanhola tem "estrela"
 
The Sun, da Inglaterra, estampa que acabou o sonho de Cristiano Ronaldo conquistar a Euro Record, de Portugal, exalta a campanha da equipe lusitana e diz que a equipe sai de cabeça erguida  
 
Mundo Deportivo, da Espanha, comemora a classificação da seleção para a final da Euro Outro jornal português, A Bola, reforça que o sonho acabou após a derrota na disputa de pênaltis  

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos