Primeira aparição da torcida corintiana no Mundial gera expectativa de jogadores e jornalistas gringos

Bruno Freitas

Do UOL, em Nagoya (Japão)

  • Flavio Florido/UOL

    Torcedores do Corinthians acompanham o treino da equipe no Japão

    Torcedores do Corinthians acompanham o treino da equipe no Japão

Poucos temas foram tão explorados nos últimos dias no Japão quanto o deslocamento da torcida do Corinthians para ver o Mundial de Clubes na Ásia. Jornalistas estrangeiros demonstraram tanto  interesse nos fãs do campeão da Libertadores do que a respeito da equipe comandada por Tite. Até jogadores de times adversários repercutiram a "invasão de Cumbica" e a previsão de arquibancadas cheias. Assim, diante desta expectativa, chegou a hora da Fiel entrar em cena.

O consulado do Japão no Brasil emitiu pouco menos de dez mil vistos para torcedores acompanharem o Mundial do outro lado do mundo. Esse número ganhará o reforço considerável da legião de corintianos que mora no país asiático [estima-se que cerca de 250 mil brasileiros residam em terras japonesas].

A projeção mais exagerada de corintianos chegou 40 mil torcedores, mas a estimativa mais realista é de que 20 mil acompanhem a estreia contra o Al Ahly nesta quarta-feira em Toyota. Este número já representaria um sucesso diante do montante de fãs de outras equipes no torneio.

Na rodada de domingo, o Toyota Stadium teve sua capacidade de 48 mil assentos ocupada apenas pela metade. Torcedores de Monterrey, Al Ahly e Ulsan carregaram cerca de mil torcedores até o Japão. Até mesmo o time local do Sanfrecce Hiroshima não conseguiu encher nem um setor da arena.

"Não jogamos diante uma grande torcida, geralmente 2 ou 3 mil pessoas por partida. Não é fator de pressão. Ao contrário, estamos felizes de jogar diante de tanta gente. É uma oportunidade de mostrar nosso futebol para a torcida do adversário", disse Hossam Ashour, jogador do Al Ahly, sobre a expectativa de encontro com os corintianos nesta quarta.

MASSA CORINTIANA VIRA INCENTIVO NO CHELSEA

Instalado em Yokohama, o Chelsea diz esperar cerca de mil torcedores vindos da Inglaterra, sem contar com a adição de seus fãs asiáticos. Dentro do elenco, no entanto, a previsão de maioria brasileira tem sido usada como motivação.

O zagueiro David Luiz mostrou aos companheiros de Chelsea um vídeo que mostrava a manifestação da Fiel torcida no aeroporto de Guarulhos na última semana, no embarque do Corinthians para o Mundial. O atacante espanhol Fernando Torres admitiu que a observação das cenas despertou no time a importância internacional do torneio.

O interesse nos corintianos também esteve do lado de fora do campo nos últimos dias. A reportagem do UOL Esporte acompanhou o treino de segunda-feira do Chelsea e foi abordada por jornalistas ingleses e japoneses a respeito da previsão de público do Corinthians nos estádios. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos