Forte marcação, cuidado com Oscar e 'chacoalhão' em Sheik são trunfos do Corinthians na final

Do UOL, em São Paulo

O Corinthians já sabe que não terá tarefa fácil diante do Chelsea na final do Mundial de Clubes, domingo, em Yokohama, no Japão. Os brasileiros sofreram para vencer o Al Ahly, do Egito, por 1 a 0 e viram o rival passear diante do Monterrey, do México, com um tranquilo 3 a 1.

Os blogueiros do UOL Esporte analisam as chances do Timão e dão o caminho das pedras para chegar ao título. Juca Kfouri, Vitor Birner e Roberto Avallone acreditam que, para vencer os ingleses, será fundamental fazer uma forte marcação, anular o trio ofensivo do Chelsea formado por Eden Hazard, Juan Mata e Oscar e dar um 'chacoalhão' em Emerson Sheik, apagado na semifinal.

VITOR BIRNER

  • EFE/Kimimasa Mayama

    Previsão para a final

    É um jogo muito equilibrado com uma pequena vantagem para o Chelsea. Mas se cada um repetir o desempenho na semi, o Celsea ganha e ganha com facilidade.

    Ponto fraco do Chelsea a ser explorado

    O Chelsea mostrou dificuldades em sair jogando e trocando passes contra o Monterrey. No primeiro tempo marcou muito, mas depois não teve fôlego, recuou e apareceram as fragilidades defensivas. O Chelsea quando perde a bola tem recuperação lenta e sobra tempo para o outro time. Além disso, em muitos momentos os laterais ficam sozinho sem a ajuda dos volantes nos lados do campo.

    Qual o grande desafio do Corinthians?

    Marcar muito bem, esse é o desafio. O Chelsea é um time técnico, não tem grandes problemas ofensivos. Ele consegue criar chances e pressionar grande parte dos jogos com meias de qualidade com Hazard, Mata, Oscar e o Ramires chegando por trás. O Corinthians precisa pressionar a saída de bola, roubar a bola ali é fundamental. Pode até abrir mão da posse de bola para pressionar a saída porque o Tite não pode tomar gols e ter que sair da sua característica. Em relação ao primeiro jogo, precisa melhorar a saída de bola, a marcação pelos lados, a posse de bola e a saída da defesa para não dar chutão e entregar a bola para o Chelsea com facilidade.

    Quem decepcionou e precisa melhorar

    O time não me decepcionou porque eu esperava uma estreia tensa, mas ficaram devendo muito Sheik e Douglas, apesar do passe para o gol. O Sheik é um dos três pilares do Corinthians, ao lado de Paulinho e Danilo.

JUCA KFOURI

  • AFP PHOTO/ADRIAN DENNIS

    Previsão para a final

    Se as semifinais do Mundial servirem de base, teremos a repetição do placar entre Barcelona e Santos no ano passado.

    Ponto fraco do Chelsea a ser explorado

    O miolo da defesa sem o Terry, que está lesionado, é um dos pontos fracos. Outro ponto negativo é a saída de bola da defesa que, se for apertada como o Corinthians é capaz de apertar, entrega.

    Qual o grande desafio do Corinthians?

    Precisa voltar a ser o time compacto que ganhou a Libertadores.

    Quem decepcionou e precisa melhorar?

    No segundo tempo do jogo contra o Al Ahly, do meio pra frente, todos decepcionaram. Douglas não é jogador para pegar o Chelsea.

ROBERTO AVALLONE

  • Junior Lago/UOL

    Previsão para a final

    Não sou Nostradamus. Acredito em um jogo equilibrado, o Chelsea ganhou com facilidade do Monterrey. Mas meu palpite é que vai dar Corinthians pela quase obsessão de ganhar esse título. Mero palpite.

    Qual o grande desafio do Corinthians?

    Tem que reforçar muito a marcação sobre os meias do Chelsea, se Hazard e Oscar estiverem inspirados fica difícil. O Ramires não jogou contra o Monterrey, mas vai jogar. É preciso aparecer o sistema de marcação, principalmente com Ralf e Paulinho. O Corinthians tem que jogar como fez na Libertadores, apurar muito o sistema de marcação, marcar a saída de bola do Chelsea e jogar com extrema velocidade.

    Ponto fraco do Chelsea a ser explorado

    O Chelsea não tem o capitão John Terry, então o ponto fraco são as falhas defensivas. O time é muito forte do meio para a frente e até o Fernando Torres, que não está jogando bem, é um cara perigoso.

    Quem decepcionou e precisa melhorar?

    O Corinthians não foi brilhante, mas não dá para destacar quem foi negativo. Acredito que a equipe falhou pelas extremas, o Tite tentou inverter os jogadores de lado muitas vezes. Acho que tem que melhorar pelas laterais.

UOL Cursos Online

Todos os cursos