Fifa admite necessidade de aproximar Mundial de gosto europeu e espera virada no Marrocos

Bruno Freitas e Bruno Thadeu

Do UOL, em Yokohama (Japão)

  • Desânimo do Chelsea após derrota: Fifa quer europeus ligados no Mundial

    Desânimo do Chelsea após derrota: Fifa quer europeus ligados no Mundial

Diante do êxito histórico da torcida sul-americana no Japão, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) admite esperar que o Mundial de Clubes da Fifa caia definitivamente no gosto europeu a partir das próximas edições. Segundo Joseph Blatter, presidente da entidade, o biênio de 2013-14 com disputas no Marrocos pode incentivar o interesse dos times do continente mais forte do futebol internacional.

Além da proximidade, com uma viagem menos desgastante em relação ao traslado asiático, a realização do Mundial em Marrocos ainda melhora o fuso horário, pensando nas condições de transmissão de jogos pela TV.

"A ideia de não fazer na Europa é porque temos os melhores clubes do mundo lá. Por isso procuramos organizadores capazes de receber [a competição], em razão do calendário internacional. O Marrocos é perto da Europa, logicamente atrairá a atenção. Os fãs do Chelsea estão aqui, e de outros times que jogaram o Mundial também. Ir para Marrocos é uma boa ideia", declarou Blatter no Japão.

Em terras japonesas, jogadores e comissão técnica do Chelsea manifestaram repetidamente que se importavam com o Mundial. No entanto, o time inglês deu sinais de que a viagem ao Japão representou um contratempo em meio à temporada europeia.

O time de Rafa Benítez fez apenas treinos leves em sua base em Yokohama. Os jogadores chegaram a aproveitar uma noite de boliche com o incentivo do comando técnico.

Ainda em várias oportunidades os representantes do Chelsea fizeram menções à importância do compromisso de quarta-feira diante do Leeds United, válido pela Copa da Liga Inglesa.

Em nove edições disputavas em sua versão Fifa, o Mundial teve cinco títulos de clubes europeus e quatro de sul-americanos. Corinthians e Barcelona são os maiores vencedores da história, com dois troféus cada um. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos