Brasil e EUA se enfrentam em clima de 'final antecipada' e com rixas antigas

Thales Calipo

Em Dresden (Alemanha)

  • Odd Andersen/AFP Photo

    Marta terá novo confronto particular com a goleira norte-americana Hope Solo

    Marta terá novo confronto particular com a goleira norte-americana Hope Solo

No início da Copa do Mundo de futebol feminino, três países eram apontados como favoritos ao título. Neste domingo, às 12h30 (de Brasília), no estádio Rudolf-Harbig, em Dresden, duas dessas seleções vão se enfrentar. Brasil e Estados Unidos entram em campo em busca de uma vaga para as semifinais, mas todos admitem que as duas equipes poderiam estar decidindo o título do torneio.

Cabeças de chave dos seus respectivos grupos, Brasil e Estados Unidos poderiam se enfrentar apenas na final se os dois times acabassem a primeira fase em primeiro. O Brasil, com sua campanha 100% e, ainda por cima, sem sofrer gols, conseguiu. As norte-americanas, por sua vez, perderam para a Suécia, avançaram em segundo, e apareceram "mais cedo" no caminho das brasileiras.

"A partir de agora será sempre uma final. Temos um adversário de peso, que poderia ser o jogo do dia 17 [data da decisão da Copa do Mundo], mas quem perder não sobrevive na competição, por isso é encarado como uma final, e sinto as meninas muito concentradas e preparadas para essa decisão", afirmou o técnico Kleiton Lima.

No futebol feminino, os Estados Unidos são o grande carrasco brasileiro. As norte-americanas contabilizam 19 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas contra o Brasil. No cartel estão duas finais olímpicas e uma de Copa do Mundo, todas vencidas pelo time agora treinado por Pia Sundhage.

Na última decisão olímpica, por sinal, surgiu uma rixa pessoal entre Marta e a goleira Hope Solo. A norte-americana defendeu um chute frontal da brasileira e garantiu a vitória da sua equipe. O lance, no entanto, ainda é lembrado até hoje e demonstra qual deve ser a tônica da partida deste domingo.

"Ela é uma grande goleira, sim. Mas nada impede que sofra gols. Nossa equipe está preparada para isso. Em 2008 ela foi uma pedrinha no sapato, em um lance com a Marta, que ela tirou a bola, mas agora pode acontecer de tudo", lembrou Cristiane, que marcou dois gols na última partida e segue em uma crescente na competição.

A imprevisibilidade desta Copa do Mundo é outro fator a se levar em conta nesta hora de decisão. Quem vencer entre Brasil e Estados Unidos enfrentará a França, que no último sábado arrancou um empate aos 43min do segundo tempo e venceu em uma disputa de pênaltis emocionante. Além disso, a outra grande favorita ao título até então, a Alemanha, sucumbiu frente ao Japão e já se despediu do torneio.

BRASIL X ESTADOS UNIDOS

Brasil
Andréia Suntaque; Erika, Aline Pellegrino e Daiane; Fabiana, Ester, Formiga, Rosana e Maurine; Cristiane e Marta
Técnico: Kleiton Lima

Estados Unidos
Hope Solo; Alex Krieger, Christie Rampone, Rachel Buehler e Amy Le Peilbet; Heather O Reilly, Carli Lloyd, Lori Lindsey e Lauren Cheney; Amy Rodriguez e Abby Wambach
Técnica: Pia Sundhage

Data: 10/07/2011 (domingo)
Horário: 12h30 (de Brasília)
Transmissão na TV: Bandeirantes, Esporte Interativo e Sportv
Local: Estádio Rudolf-Harbig, em Dresden (Alemanha)
Arbitragem: Jacqui Melksham (Austrália)

UOL Cursos Online

Todos os cursos