Contratação de Hulk se torna a 2ª mais cara de um jogador brasileiro e a 6ª maior da história

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Paulo Duarte

    Hulk estava no Porto desde 2008 e foi contratado pelo Zenit por cerca de 60 mi de euros

    Hulk estava no Porto desde 2008 e foi contratado pelo Zenit por cerca de 60 mi de euros

A transferência de Hulk para o Zenit St. Petersburgo foi anunciada nesta segunda-feira e já se tornou histórica. Trata-se da segunda maior contratação da história envolvendo um jogador brasileiro. O atacante trocou o Porto pelo clube russo em uma transação que custou em torno de 60 milhões de euros, de acordo com a imprensa portuguesa.

O topo desta lista é ocupada por Kaká. Em 2009, o Real Madrid pagou 65 milhões de euros ao Milan pela contratação do meia, que estava no clube italiano desde 2003.

A contratação de Hulk entra para a galeria das mais caras da história do futebol. A transação só fica atrás das de Cristiano Ronaldo, Zinedine Zidane, Zlatan Ibrahimovic, Kaká e Luis Figo.

O brasileiro demonstrou surpresa ao confirmar sua saída do Porto. "Não esperava esta novidade. Tanto é que entrei em campo no sábado com o Porto, pelo Campeonato Português. Ganhamos e acabei fazendo gol. Nas entrevistas depois do jogo, falei que queria ser tricampeão. E de repente hoje o meu empresário me liga e diz que o Zenit estava acertado com o Porto. Agora é pensar no outro clube. Estou feliz em ter conquistado vários títulos com o Porto. É um clube que vou carregar no meu coração para sempre", afirmou.

Ao longo dos últimos meses, houve muitas especulações em torno do futuro de Hulk, que fez parte da seleção brasileira que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres. O Porto já havia recusado uma oferta de 50 milhões de euros do próprio Zenit. A cláusula de rescisão do contrato do brasileiro era de 100 milhões de euros.

Hulk, de 26 anos, acertou um contrato de cinco temporadas com o clube russo. Na equipe de São Petersburgo, o atacante usará a camisa 29. "Ele já completou todas as formalidades e já nosso jogador", afirmou Dmitry Tsimmerman, porta-voz do Zenit.

O brasileiro negou qualquer problema com o time português para justificar sua despedida. "Não tinha nenhum motivo para sair, até porque não havia contato direto com o Porto para questionar a saída ou não. Tinha mais quatro anos de contrato. Foi bom para o Porto, vai ser bom para mim. Acho que foi uma negociação bem conversada e bem feita", completou.

TRANSFERÊNCIAS MAIS CARAS DA HISTÓRIA

JOGADOR VALOR
Cristiano Ronaldo (Manchester United- Real Madrid, 2009) 94 milhões de euros
Zinedine Zidane (Juventus - Real Madrid, 2001) 76 milhões de euros
Zlatan Ibrahimovic (Internazionale - Barcelona, 2009) 66 milhões de euros
Kaká (Milan - Real Madrid, 2009) 65 milhões de euros
Luis Figo (Barcelona - Real Madrid, 2000) 61 milhões de euros
Hulk (Porto - Zenit St. Petersburgo, 2012) 60 milhões de euros

UOL Cursos Online

Todos os cursos