Informações sobre o álbums
  • editoria:Aquáticos
  • galeria: A vida nos barcos da Volvo
  • link: http://esporte.uol.com.br/album/090412volvo_album.htm
  • totalImagens: 46
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  • timestamp: 20130712142204
    • Volvo Ocean Race [9383];
    • Seleção masculina [6273];
    • vela [15332]; vela oceânica [9437];
    • Rio de Janeiro [5108]; Brasil [5109];
Fotos
Regatas como a Volvo Ocean Race, de volta ao mundo, ficam conhecidas por belas imagens como essa, saindo do Rio de Janeiro, rumo a Boston VOR Mais
Ou essa, como o barco Puma velejando nos mares do sul Puma Mais
As condições enfrentadas pelos velejadores, porém, são mais parecidas com as dessa foto, a bordo do Ericsson 4 Ericsson 4 Mais
Ou dessa, no Telefonica Azul, em que a água invade o barco, varrendo e molhando tudo o que encontra. Dentro do barco, porém, as condições também são difíceis Telefonica Azul Mais
Dentro do barco, cada espaço é usado ao máximo. Afinal, são 11 pessoas vivendo por até 40 dias em um espaço de 1,60m de altura, 6 metros de largura e 21 metros de comprimento, dos quais menos da metade são habitáveis Team Russia Mais
Durante as pernas oceânicas, velejadores passam quatro horas velejando, quatro horas descansando. Como o tempo é curto, cada segundo de descanso é precioso. Que o diga Michael Joubert, do Team Russia, durante a primeira etapa Team Russia Mais
Em etapas de clima frio, velejadores dormem dentro de sacos de dormir Green Dragon Mais
Quando o clima permite, eles dormem mais à vontade, como no Ericsson 3 Ericsson 3 Mais
Mesmo no aperto, as brincadeiras são comuns, como as unhas pintadas, como faz o brasileiro Horácio Carabelli com companheiro Phill Jameson, do Ericsson 4 Ericsson 4 Mais
Cada barco veleja com cerca de dez velas diferentes. Como apenas duas são usadas simultaneamente, as demais são guardadas no deque, ou dentro do barco, tomando ainda mais espaço. Trocar de roupa, só pisando em tudo, como faz Jaime Arbones, no Telefonica Negro Telefonica Negro Mais
Quando uma vela rasga, consertar é imprescindível, mesmo dentro do barco. Todos os veleiros partem para o mar com uma máquina de costura especial, para costurar as velas feitas de kevlar Team Russia Mais
A tarefa pode parecer simples, mas lembre-se: as velas são gigantes, algumas delas com a mesma dimensão de uma quadra de futebol de salão Telefonica Negro Mais
Velejador prepara refeição. Em provas como a Volvo, se usa comida desidratada, uma espécia de pó, que ganha consistência de papa depois que se adiciona água quente Green Dragon Mais
A cozinha fica no centro do barco, próxima ao mastro. Para lavar louça, como faz Pepe Ribes, do Telefonica Azul, o velejador tem de bombear a água, que fica em um reservatório especial Telefonica Azul Mais
Como o barco não tem despensa, os velejadores improvisaram. Na foto, os espaços da cozinha, com as canecas de cada um dos 11 velejadores, mais café, chocolate, sal, tudo que é necessário para cozinhar Telefonica Negro Mais
Detalhe da pia do barco, com as escovas de cada um dos velejadores. Diz a lenda que até o cabo das escovas de dente é cortado, já que todo peso poupado é importante. Mas o pessoal do Ericsson 4 não deu muita importância para esse detalhe Ericsson 4 Mais
Garrafinhas enfileiradas, para a água. Cada velejador identifica a sua como pode, seja com adesivos ou pintando de cor diferente, como a terceira da direita para esquerda Puma Mais
Dentro do barco, cada espaço é usado ao máximo. Afinal, são 11 pessoas vivendo por até 40 dias em um espaço de 1,60m de altura, 6 metros de largura e 21 metros de comprimento, dos quais menos da metade são habitáveis Telefonica Negro Mais
Como o espaço é limitado, qualquer lugar serve para dar uma parada e comer um pouco. Mesmo o meio do barco, atrapalhando a passagem Puma Mais
Quando estão fora de seus turnos, os velejadores aproveitam cada segundo para dormir. Cada veleiro tem cinco macas de cada lado Green Dragon Mais
Todos os velejadores trabalham muito, mas também aproveitam para conversar um pouco, enquanto comem ou descansam Green Dragon Mais
O espaço é pequeno, mas sempre tem lugar para bagunça. Na foto, as malas dos velejadores, que ficam nas laterais do barco Team Russia Mais
Além de apertado, o barco ainda é cheio de anteparas e colunas, que tornam caminhar em seu interior um desafio, como mostra Gonzalo Araujo, do Telefonica Negro, da foto acima Telefonica Negro Mais
Velejando a milhares de quilômetros de terra, as emergências médicas tem de ser resolvidas pelos próprios velejadores. Desta vez, o comandante do Puma, Ken Read, prensou o dedo e teve de ser atendido por um dos "médicos" de seu time Puma Mais
Para que o barco não fique uma bagunça ainda maior, velejadores tem turnos de limpeza. Tudo o que é recolhido, porém, é guardado. Jogado ao mar, só o que os peixes podem comer Puma Mais
Exemplo de como fica um barco durante as etapas. Malas pelo chão com ferramentas e objetos pessoais, velejadores pulando caixas para ir de um lugar para o outro... Telefonica Azul Mais
Em frente à cozinha, velejador Damian Foxhall comemora seu aniversário de 40 anos durante uma das etapas da regata de volta ao mundo Green Dragon Mais
Em etapas que duram até 40 dias, todo o tipo de conserto é feito dentro do barco, incluindo trabalhos com fibra de carbono Ericsson 3 Mais
Reparos como o da foto anterior acabam deixando os dedos dos velejadores como os da foto acima Ericsson 3 Mais
Velejadores se reúnem dentro do barco para comer. Enquanto quatro velejam o barco, quatro descansam. Os outros três são o comandante, o navegador e o tripulante de mídia, que não entram nos turnos Green Dragon Mais
Além de velejar, também é preciso fazer reparos, como no motor que move a quilha, peça móvel (pelo menos nos barcos da regata de volta ao mundo) que garante estabilidade ao barco Ericsson 3 Mais
Andrew McLean, do Green Dragon, tentou, mas não conseguiu resolver os problemas do gerador. Como não tem de subir ao convés, pelo menos nos próximos minutos, não usa os trajes pesados, necessários para quem está exposto à água Green Dragon Mais
Detalhe das botas que os velejadores usam. Elas são impermeáveis e feitas de um material que garante aderência em cima do convés Puma Mais
Como velejar em altas latitudes, com vento forte, é um esporte dos mais radicais, todos os velejadores contam com capacetes, usados quando as condições são perigosas Telefonica Azul Mais
Velejador espera para subir ao convés com bebida quente. Ao fundo, seus companheiros enfrentam condições difíceis e muito molhadas Green Dragon Mais
Como água é o que não falta ao se velejar, os trajes são especiais e impermeáveis - incluindo no pescoço, que é cercado por espécie neopreme. Vestir as roupas, porém, é uma tarefa difícil e demorada Team Russia Mais
Quando tempo fica muito frio, as roupas ganham ares de astronauta, com uma camada adicional de ar, para que a troca de calor fique menor Ericsson 4 Mais
Pablo Arrarte, do Telefonica Azul, já vestido para velejar, se prepara para ir ao convés Telefonica Azul Mais
Quando o cansaço bate, qualquer lugar serve para dormir... Green Dragon Mais
Às vezes, nem dá tempo de limpar o pote de comida antes de cair no sono Green Dragon Mais
Dormir sobre os sacos com as velas, na maioria das vezes, é mais confortável do que nas macas Telefonica Negro Mais
Além de "tocar" o barco, também é preciso saber para onde ir. Navegadores trabalham em um espaço bem apertado e escuro, em contato direto com quem está no deque, velejando Team Russia Mais
Os navegadores, como Aksel Magdhal (d), do Ericsson 3, estão fora dos turnos, mas não tem vida fácil. Eles recebem dados meteorológicos de seis em seis horas, trabalham em um espaço apertado e escuro, tem de ficar horas olhando para o computador, tudo dentro de um barco que chacoalha muito Ericsson 3 Mais
Justin Slattery, do Green Dragon, usa laptop durante a etapa. Barcos tem acesso controlado à internet. Participantes normalmente podem apenas mandar e receber e-mails de familiares, mas tudo é controlado - tudo para evitar que um barco receba mais informações meteorológicas do que o pacote enviado a cada seis horas pela organização Green Dragon Mais
Rick Deppe, do Puma, analisa as sacolas com comida de um dos barcos. Cada uma delas tem a ração de 11 pessoas para dois dias Puma Mais
Na quinta etapa, entre China e Brasil, os velejadores precisaram rever o tamanho da ração diária, já que a etapa demorou cinco dias a mais do que o previsto. No Green Dragon, da foto, toda a comida foi reunida e dividida novamente, em sacolas individuais Green Dragon Mais

A vida nos barcos da Volvo

Regatas como a Volvo Ocean Race, de volta ao mundo, ficam conhecidas por belas imagens como essa, saindo do Rio de Janeiro, rumo a BostonImagem: VOR

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