Bares argentinos investem nos torcedores brasileiros sem ingresso

Fernando Moura*

Em Buenos Aires (Argentina)

  • Fernando Moura/UOL

    Bar Me Leva Brasil é uma das opções para acompanhar estreia da seleção

    Bar Me Leva Brasil é uma das opções para acompanhar estreia da seleção

Se você está em Buenos Aires e não conseguiu ingressos para ver os jogos da seleção na Copa América 2011 no domingo em La Plata, o UOL Esporte preparou um guia de bares onde os brasileiros vai se reunir para assistir e torcer pelo Brasil em terra inimiga.

  • Fernando Moura/UOL

    Bar Beleza Pura também se tornou ponto de encontro para os brasileiros em Buenos Aires

Segundo o governo argentino, estarão na capital argentina cerca de 200 mil brasileiros no domingo à tarde. Destes, só uns 40 mil têm ingresso para o jogo inaugural contra a Venezuela, às 16h (horário de Brasília).

"O bar enche de brasileiros, mas também de muitos argentinos", comentou Lucas, de 22 anos, um carioca que trabalha como garçom no bar "Me leva Brasil", situado na Rua Costa Rica, 4000, no movimentado bairro de Palermo. "Aqui as pessoas se divertem, brincam argentinos e brasileiros, vale a pena estar". "Eu entro na brincadeira, futebol sem isso não tem piada", interrompe o baiano Marcelo, 38.

Os dois chegaram à "la reina del Plata", como foi batizada Buenos Aires por Carlos Gardel, por motivos bem diferentes. Lucas foi estudar espanhol e diz que não quer voltar mais, e Marcelo porque se casou há 5 anos com uma argentina. "Vivo cá, mas torço sempre pelo meu Brasil."

A bebida que mais sai nos bares brasileiros de Buenos Aires é, sem dúvida, a caipirinha. A batida de coco e o capeta seguem de longe. Na rua Cabrera 4100, o Beleza Pura é outros dos pontos de encontro de turistas e residentes brasileiros em Buenos Aires. Lá o baiano Gabriel (21) afirma que "nos dias de jogo parece o Brasil. Vem aí muita gente, a maioria brasileiros."

No domingo não só em bares será possível ver o jogo contra a Venezuela acompanhado de outros brasileiros. Também algumas associações brasileiras esperam receber muitos compatriotas. No "Me leva que eu vou," um instituto de língua portuguesa, se prepara uma festa junina para o dia do jogo. "Além de nos reunirmos estamos organizando vans para assistir o jogo em La Plata para os que queiram ir ao e tenham ingresso," explicou Antônio Lima, representante da casa brasileira.

  • Fernando Moura/UOL

    Nos bares "brasileiros" de Buenos Aires, como o Me Leva Brasil, não pode faltar a típica caipirinha

"Durante a semana informamos aos alunos onde poderiam ver os jogos e tentamos promover o sentimento brasileiro. Para os jogos que forem durante a semana preparamos uma tela no hall e vamos nos reunir ali para assistir," explicou a professora Gabriela Höltz Falcão, 26. Marcos Aldrey, 31, diz que é como convidar aos amigos a para ir à sua casa.

O "Instituto Verde Amarelo" e seus 200 alunos também se preparam para assistir aos jogos do Brasil e vai receber quem quiser aparecer. Este domingo será no bar que esta frente a escola e nos jogos que sejam durante a semana nas suas instalações de Sarmierto 700 para receber os brasileiros residentes ou turistas que estiverem no centro da cidade de Buenos Aires na hora do jogo.

Na mesma rua, mas no número 1700, a boate "Maluco Beleza" abrirá as portas durante o jogo. "Muitas vezes se formam filas para ingressar a hora do jogo," lembra Serginho Beá, um dos responsáveis pelo empreendimento. Pagando uma bebida, pode-se entrar, ver o jogo, torcer e dançar pelo Brasil, disse o carioca Cristian Almeida. "O objetivo é ganhar e passar bem o tempo".

* Colaborou Gabriel Costa

UOL Cursos Online

Todos os cursos