Tufão da várzea já jogou no Vietnã e hoje tromba com beques para parceiro ser artilheiro

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

  • Renato Cordeiro e Divulgação/Globo

    As versões Jorginho e Tufão: à esquerda, a dupla da várzea. À direita, a de Avenida Brasil

    As versões Jorginho e Tufão: à esquerda, a dupla da várzea. À direita, a de Avenida Brasil

Domingo não é dia de novela, mas se você quiser, pode ver o craque Tufão em um campo da periferia de São Paulo. Toda semana, a "versão várzea" do craque da trama Avenida Brasil desfila seu talento nos terrões da Copa Kaiser, torneio de futebol amador da capital paulista. E faz bonito.

AVENIDA BRASIL X CRAQUES DO TERRÃO

  • Renato Cordeiro/UOL e Reprodução

    Tufão da várzea, Diego ganhou o apelido graças ao corpo pesadão, como de Tufão no início da novela

  • Divulgação e Renato Cordeiro/UOL

    Em Avenida Brasil, Jorginho é filho de Tufão e jogador do Divino. Na várzea, Alexandre, que era chamado de Ronaldinho, virou Jorginho para completar a dupla

Atuando pelo Coroado, time de Guaianases, ele é já marcou cinco vezes e é um dos grandes responsáveis pelos 11 gols que seu companheiro de ataque já fez na competição. "O pessoal brinca com esse lance do Tufão porque estou meio gordinho. Mas o corpo ajuda. Eu entro em campo, trombo com os zagueiros e a bola sobra fácil para quem estiver do lado".

Tufão é o apelido de Diego Salustiano de Souza, atacante que começou nas categorias de base do Santos, jogou boa parte da carreira no Joinville, de Santa Catarina, e passou até mesmo pelo futebol do Vietnã. "O nível no Vietnã não é ruim, mas falta estrutura. Mas deu para ganhar dinheiro. Hoje, estou aposentado do futebol. Com o dinheiro que eu ganhei, consegui comprar duas casas, administro o aluguel e jogo futebol aos fins de semana", conta.

E, se o pesadão Tufão tromba, quem lucra com as bolas espirradas é o baixinho Ronaldinho. Ou, como os torcedores preferem, Jorginho (para quem não vê Avenida Brasil: Jorginho é o filho de Tufão, que também é jogador de futebol, vivido por Cauã Reymond): "Sempre foi Ronaldinho, desde as categorias de base. Mas com esse sucesso da novela, e com o Diego ganhando o apelido, já está mudando. Todo jogo ouço a torcida gritando Jorginho. Virei o filho do Tufão", diverte-se.

O "Jorginho" do Coroado chama-se, na verdade, Alexandre Avelino Ribeiro. O primeiro apelido, Ronaldinho, vem de uma competição que disputou na Argentina. Ele é o artilheiro da Copa Kaiser, com 11 gols, média de um por jogo desde o início da competição. E tem uma história no futebol bem diferente do parceiro de ataque. Se o colega fez carreira no futebol profissional e conseguiu ganhar dinheiro suficiente para viver após deixar os campos, o baixinho não teve a mesma sorte.

Alexandre passou pelas divisões de base da Portuguesa e do Santos. Pelo tamanho, porém, nenhum grande clube apostou em seu futebol. Acabou no Guarujá, da quarta divisão. "Mas a estrutura era muito ruim. Eu ganhava só R$ 80 por jogo e era um esquema estranho, meio gato. Preferi voltar para a várzea. Ganhava mais", lembra o atacante, hoje com 27 anos.

QUAL JOGADOR INSPIROU TUFÃO?

Jogando apenas nos campos de terra de São Paulo, Alexandre teve de encontrar um emprego. E achou um inusitado: hoje, é montador de veículos especiais. Não entendeu? Ele mesmo explica: "Não é tunning, é carro com exigências diferentes, como ambulâncias".

O sucesso da dupla, responsável por 75% dos gols da equipe na competição, é a grande aposta do Coroado para seguir vivo na Kaiser 2012. O time está na quarta fase, em um grupo disputado: com duas rodadas disputadas, os quatro times da chave (Coroado, Carrão, Napoli e Jardim Elba) têm dois pontos, após quatro empates.

DIVINO DA VIDA REAL REÚNE COROINHAS DE IGREJA

A novela "Avenida Brasil" tornou famoso o Divino Futebol Clube. O time de segunda divisão do futebol do Rio de Janeiro, mesmo sem existir de verdade, já é muito mais conhecido que muitas equipes reais, graças às histórias do ex-craque Tufão e aos casos de amor conturbados de seus jogadores galãs.

Na vida real, entretanto, o time do Divino está muito longe do retratado na novela. Formado por amigos frequentadores da igreja Divino Espírito Santo e São João Batista, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, o time não tem ?pegadores?. Tem é cerimoniários --coroinhas mais velhos que ajudam padres nas missas-- e é conhecido como ?desastre? por seus maus resultados.

UOL Cursos Online

Todos os cursos