Torneio amador imita formato do Mundial da Fifa, com direito a "Corinthians da várzea"

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

  • Renato Cordeiro/UOL

    Jogadores do Ajax comemoram após a vitória na final da Copa Kaiser SP

    Jogadores do Ajax comemoram após a vitória na final da Copa Kaiser SP

O torneio é mata-mata. Dois times estão classificados diretamente para as semifinais. E um dos times mais populares do futebol de São Paulo se classificou após um título inédito em 2012. Sim, o roteiro é exatamente o mesmo do Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado a partir da semana que vem no Japão. O torneio em questão, porém, está bem longe do evento japonês.

CAMPEÃO PAULISTA JOGA SEM TÉCNICO E DOIS CAMPEÕES DA FASE SÃO PAULO

  • Milton Flores/UOL

    Um dos favoritos ao título, o Ajax, da Vila Rica, vai jogar o torneio desfalcado. Um jogador titular, o lateral-esquerdo Amassado, e o meio-campista Ailton, reserva, não conseguiram liberação do trabalho e ficaram em São Paulo.

    No banco de reservas, o técnico Tukinha é outra ausência. Com a esposa grávida, ele preferiu deixar o comando do time para seu auxiliar, Robson, e ficar em São Paulo para acompanhar o nascimento do filho. "Mesmo assim, nosso time vai forte. O objetivo é conquistar o título inédito", afirma o presidente do clube, Francisco Prince, o Kiko.

     

Neste fim de semana, a cidade catarinense de Blumenau vai receber a final nacional da Copa Kaiser. São seis campeões regionais, que podem disputar até três jogos eliminatórios para levantar a taça. Os campeões das duas edições regionais mais fortes, São Paulo e Belo Horizonte, porém, ganharam privilégios parecidos com os que Corinthians e Chelsea terão no Japão.

Ajax, o representante de São Paulo, e Roma, de Belo Horizonte, esperam seus rivais nas semifinais. E o mais impressionante é a semelhança entre os dois times com seus pares do Mundial da Fifa. O Ajax, pelo tamanho de sua torcida, é chamado nos campos de terra de São Paulo de Corinthians da várzea. E, como o time do Parque São Jorge que venceu neste ano a Copa Libertadores pela primeira vez, levou em 2012 seu primeiro título da Copa Kaiser.

Já os mineiros do Roma, como o Chelsea, não eram os favoritos para a vaga nas finais. Enquanto os ingleses usaram um estilo de jogo pragmático para vencer e Liga dos Campeões e, atualmente, passam por uma sequência de seis jogos sem vitória, os mineiros entraram na final nacional da Kaiser quase sem querer. O time perdeu a final de BH para o Inconfidência. O time, no entanto, foi punido em 2012 no torneio geral, após usar um atleta irregular em suas partidas. Acabou eliminado apenas da final nacional, apesar de ser o atual tricampeão mineiro.

Os outros quatro candidatos chegam como azarões em Blumenau. Os representantes da cidade sede são os rapazes do Botafogo de Pomerode. O rival, já nesta sexta-feira, é de Porto Alegre: o Pedreira. A outra quarta de final envolve os Guerreiros da Bola, de Curitiba, e o JP, de São José do Rio Preto. As semifinais serão disputadas no sábado e a final, no domingo. As partidas são disputadas no Clube de Caça e Tiro Velha Central, em Blumenau.

UOL Cursos Online

Todos os cursos