Chuva atrapalha e só sete times garantem classificação antecipada

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

A chuva voltou a atrapalhar a rodada da Copa Kaiser, o principal torneio de futebol amador de São Paulo. Com muito barro, os favoritos acabaram tendo dificuldade para mostrar categoria. O resultado? Apenas sete times garantiram a classificação antecipada para a próxima fase do torneio.

Os autores da façanha foram Ouro Preto, do Jardim Iporanga, Milianos, do Jardim Rosana, Bafômetro, de Heliópolis, Pioneer, da Vila Guacuri, e Renascente, do Jardim Umuaram, na Zona Sul, e Família 100 Valor, do Jardim Panamericano, e Comercial, de Pirituba, na Zona Oeste. Nas zonas Norte e Leste, todos os times vão para a última rodada ainda em busca da classificação.

Zona Sul: atual vice-campeão se complica

No sul da cidade, cinco dos oito times que vão para a próxima fase já são conhcidos. Mas o destaque fica por conta de um time que acabou se complicando no torneio. Finalista nos últimos dois anos da Copa Kaiser, a Turma do Baffô, do Jardim Clímax, perdeu para o Pioneer, da Vila Guacuri, por 2 a 1, e agora depende de uma combinação de resultados na última rodada para avançar: o time enfrenta o Festpan, de Heliópolis, e, além de vencer, ainda precisa torcer para que o duelo entre Pioneer e Renascente tenha um vencedor.

Vale também explicar a classificação de Pioneer e Renascente: nesta fase, se classificam os dois melhores de cada chave e os dois melhores índices técnicos das zonas Norte, Sul e Oeste. Isso significa que quatro times serão eliminados. Como Castelo/Santo Amaro, Tutu/Jardim Iporanga e Cantareira/Heliópolis estão zerados e Baffô e Festpan tem confrontos diretos, eles já garantiram a vaga.

Em outra chave, a S-16, os dois times que entraram como favoritos seguem zerados: Cantareira, de Heliópolis, e Tutu, do Jardim Iporanga, terminaram a Kaiser-2012 entre os dez primeiros, mas viram Milianos, do Jardim Renascente, e Bafômetro, de Heliópolis, avançarem antecipadamente. Neste domingo, o Bafômetro fez 2 a 0 no Cantareira (em clássico de Heliópolis) e o Milianos goleou o Tutu por 4 a 1.

Também classificado, o Ouro Preto chegou a seis pontos no grupo S-15 ao venceu o Mãe Sara, da Vila Santa Catarina, por 2 a 1.

Zona Oeste: grupos definidos na defesa

Os destaques da Zona Oeste são Família 100 Valor, e Comercial que dominaram o grupo O-17 na defesa. Os dois passaram o domingo sem levar gols e chegaram aos seis pontos. O 100 Valor fez 2 a 0 no Clube Favela, do Rio Pequeno, e o Comercial, 1 a 0 no Unidos do Largo 13, de Perus.

Nos outros grupos, o Danúbio, da Freguesia do Ó, vinha de boa vitória na estreia da terceira fase, mas empatou neste domingo em 0 a 0 com o Jardim Regina, de Pirituba. Já o Praça, também de Pirituba, um dos melhores das primeiras duas etapas, voltou a vencer: 2 a 1 no , do Residencial Sol Nascente.

Zona Norte: Leões da Geolândia aplicam maior goleada do dia

Quem queria gols encontrou na Zona Norte. Pelo menos no jogo do Leões da Geolândia: o time verde que usa e abusa do número 13 fez 6 a 1 no Serrano, do Jaçanã. Com a vitória, chegou aos quatro pontos e, na próxima rodada, só precisa de um empate para avançar – o Serrano está eliminado.

Na chave N-15, o Nove de Julho, da Casa Verde, dono de uma das torcidas mais ativas da Zona Norte, perdeu a segunda nesta fase, 2 a 1 para o Jaçanã – em uma partida que poderia ter vencido. Quando o jogo estava empatado em 1 a 1, o time da Casa Verde perdeu um gol na cara do goleiro rival, que poderia ter garantido a vitória.

Zona Leste: barro obriga favoritos a vencer no chuveirinho

Única zona em que apenas o campeão e o segundo colocado de cada chave se classificam, a Zona Leste viu alguns favoritos entrarem em campo pressionados. Um deles foi o atual campeão, o Ajax, da Vila Rica. Após empatar na estreia, o time poderia ser eliminado em caso de derrota. Não aconteceu. Aliás, nenhum time garantiu a classificação antecipada.

Em casa no campo do Flor da Vila Formosa, o time superou o barro graças a jogadas pelo alto, principalmente com Daniel Eze, o centroavante nigeriano que vem fazendo sucesso na várzea paulistana. Ele marcou um dos gols na vitória do Carrão por 2 a 0.

"O jogo foi truncado pela situação do campo. Com isso, as melhores oportunidades surgiram em lances de bola parada. Nosso primeiro gol foi assim. Falta cruzada em cima do Daniel, que cabeceou firme e marcou", conta o atacante Thiaguinho. "Foi bom vencer. Entramos diante de uma tremenda pressão, sabendo que poderíamos ficar fora. Todos sabiam da responsabilidade do resultado. Ainda mais entrando em campo como atual campeão", completou o atacante.

Perto dali, no Brugo Paulista, o Jardim São Carlos, de Guaianases, voltou a mostrar que está bem no ataque. Mesmo saindo perdendo para o Paulista, do Itaim Paulista, o time virou o placar para 3 a 1 – é o único time da zona leste com seis pontos, mas ainda não está classificado. "O campo estava horrível, com muita água e lama. E ainda saímos atrás. O time dos caras era limitado, mas o campo ruim ajudava. Como nosso time é de toque de bola, prejudicava muito rendimento. Felizmente, conseguimos virar", comemorou o meia-atacante Uochiton Baraúna.

UOL Cursos Online

Todos os cursos