Leões e 100 Valor vão à final e Copa Kaiser terá campeão inédito em 2013

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

O campeão de 2013 da Copa Kaiser irá levantar o troféu pela primeira vez em sua história. Neste domingo, Leões da Geolândia e Família 100 Valor venceram as semifinais e vão decidir o mais importante torneio de futebol amador de São Paulo no ano no próximo domingo, no estádio do Nacional, na Barra Funda.

Surpresa na final

O primeiro a conquistar a vaga foi o 100 Valor, ao bater o Nápoli, da Vila Industrial, por 1 a 0. O time do Jardim Panamericano, na região do Jaraguá, é a maior surpresa da competição até agora. Até o ano passado, poucos tinham ouvido falar da equipe. Neste ano, disputou a Série A do torneio pela primeira vez. E já está na decisão. E a vitória foi sobre um time de história.

O Nápoli chegou à decisão da Kaiser duas vezes, vencendo uma (em 2002). Além disso, chegou às semifinais com a melhor campanha entre os participantes, com 14 vitórias em 21 jogos. Nada disso, porém, importou.

Apostando em sua velocidade, o 100 Valor dominou o início do jogo. O atacante Gão marcou logo no início, aos dois minutos, em impedimento. O lance foi anulado, mas já era uma prova de que a defesa do Nápoli teria problema. Logo em seguida, Gão, novamente, recebeu livre e tentou o drible sobre o goleiro William. Foi derrubado. Ele mesmo cobrou para marcar. Nápoli ainda teve boas chances, uma delas, no segundo tempo, com o atacante Digão, mas não conseguiu superar a defesa rival.

"A gente sabia que o Nápoli iria jogar na defesa. Quando eles entraram com três volantes, sabíamos que precisamos atacar desde o início, para tentar abrir o placar rapidamente. Conseguimos. Foi uma pena termos perdido tantos gols. Seria um jogo menos dramático", afirmou o meio-campista Pocotó, do 100 Valor.

"Foi um jogo de detalhes. Nós bobeamos em um lance, o atacante chegou na cara do nosso goleiro e saiu o pênalti. E na frente, criamos muitas chances, mas infelizmente não conseguimos colocar a bola para dentro", afirmou o meia Sarrafo, do Napoli.

Artilheiro falha e Leões se classifica

A outra semifinal foi mais dramática. E o personagem do jogo foi o atacante Edimilton Baixinho, o artilheiro da Copa Kaiser 2013. Com 15 gols marcados, o atacante do Danúbio sofreu marcação especial do Leões da Geolândia e pouco apareceu. Quando o fez, porém, custou o resultado: ele perdeu um gol dentro da pequena área e ainda desperdiçou sua cobrança nos pênaltis. Seu Danúbio acabou eliminado, 4 a 1 nas cobranças da marca da cal (após 1 a 1 no tempo normal).

A primeira falha de Edimilton foi ainda no primeiro tempo. Após seu time levar uma bola na trave (em jogada do principal jogador rival, o atacante Capetinha), ele apareceu livre na área. Seu parceiro de ataque, Salomão, rolou e o artilheiro finalizou nas pernas do goleiro Tiago.

No segundo tempo, o Leões abriu o placar aos dois minutos, belo chute de fora da área de Bruno. O Danúbio, então, foi ao ataque, deixando espaço para o Leões apostar na velocidade de seu ataque. Em três lances seguidos, Capetinha foi derrubado quando puxava o contra-ataque. Foram três cartões seguidos para o Danúbio, o terceiro o vermelho para o zagueirão Café.

Com um a menos, porém, o Danúbio melhorou. O empate veio aos 30 minutos do segundo tempo. O meia Rafael Português entrou driblando na área e acabou derrubado, em lance infantil do volante Miltinho. Hugo Leonardo, que tinha entrado no segundo tempo, cobrou para empatar.

Nos pênaltis, o Leões marcou todas as suas cobranças. Edimilton, que abriu para o Danúbio, perdeu o seu – o meia Feijão também errou. Com isso, o herói da partida acabou sendo o goleiro Gustavo, do Leões, que entrou nos minutos finais para as cobranças de pênalti. "Já era uma substituição programada. O Tiago fez uma partida sensacional e só conseguimos o resultado por causa dele. Mas o Gustavo é maior, tem mais porte e é pegador de pênalti. O Tiago saiu bravo, mas acho que foi melhor para o time", justificou o técnico Marquinhos.

Na Série B, a final também está definida. Na Vila Maria, o Classe A, da Barra Funda, venceu o Primos, do Jardim Princesa, por 2 a 1. Em Santo Amaro, o Santa Cruz, do Jardim Sinhá, venceu o Metalúrgico, de Heliópolis, por 4 a 1 nos pênaltis (após 0 a 0 no tempo normal).

As duas finais estão marcadas para o próximo domingo, no estádio do Nacional.

UOL Cursos Online

Todos os cursos