Alemanha vence 'final' do grupo da morte, encaminha vaga e deixa Holanda quase fora

Do UOL, em São Paulo

  • Lindasy Parnaby/EFE

    Mario Gomez comemora seu primeiro gol na vitória alemã sobre a Holanda

    Mario Gomez comemora seu primeiro gol na vitória alemã sobre a Holanda

Alemanha e Holanda entraram na Euro como favoritas ao título. Somente a primeira vem confirmando essa fama. Em um dos jogos mais aguardados do torneio e com dois gols de Mário Gomez, o time alemão fez 2 a 1 na atual vice-campeã mundial, encaminhar sua classificação no grupo B, o da 'morte', e deixou a rival bem próxima da eliminação.

Com isso, os alemães seguem 'perfeitos'. Seis pontos e um gol sofrido. Já a Holanda vive o oposto. Nenhum ponto, apenas um tento anotado. Assim, depende de uma espécie de milagre para se classificar.

Precisa vencer Portugal (3 pontos) e torcer para que a Dinamarca (3 pontos) caia diante da Alemanha. Mas não é apenas isso. É importante melhorar seu saldo de gols, que hoje é de dois negativos, para, se ocorrer um empate em pontos, tentar levar a melhor diante das outras duas seleções. Hoje, o começo da partida até deu alguns sinais de que a Holanda poderia jogar bem.

Van Persie teve duas chances, mas falhou. Aos poucos, porém, a Alemanha mostrou toda sua qualidade e aproveitou os espaços dados pela rival. Aos 23min, Schweinsteiger encontrou Mario Gomez, que mostrou não ser bom apenas com a cabeça. Dominou e tocou para o fundo das redes.

A imagem do técnico Bert Van Marwijk era de preocupação e retratava o sentimento de sua equipe. Seu time errava muitos passes e quase não chegava mais ao gol alemão. E pior: os alemães criavam chances. Aos 37min, Stekelenburg fez milagre em cabeçada de Badstuber. Depois, a dupla Schweinsteiger e Mario Gomez voltou a funcionar.

Gomes recebeu outra bela assistência e bateu cruzado para fazer 2 a 0. A Holanda retornou para o segundo tempo com duas alterações. Van der Vaart e Huntelaar entraram. A ideia era ficar mais ofensiva. Ficou um pouco. Mas a marcação alemã funcionava. Quando passava, parava no goleiro Neuer ou falhava nos arremates. Mesmo assim, mostrava muita força de vontade. Aos 28min, Van Persie diminuiu. Continuou pressionando, mas não evitou o revés.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos