Torcida sai como grande protagonista de passagem vitoriosa do Corinthians pelo Japão

Bruno Freitas e Bruno Thadeu

Do UOL, em Yokohama (Japão)

  • Flavio Florido/UOL

    Torcida do Corinthians ocupou boa parte do estádio de Yokohama na final do Mundial

    Torcida do Corinthians ocupou boa parte do estádio de Yokohama na final do Mundial

Se o Corinthians conquistou o primeiro de seus títulos mundiais no Brasil, em uma versão ainda sem a popularidade do torneio da Fifa, o clube paulista foi até o Japão em dezembro de 2012 para fazer sua numerosa torcida enfim ser reconhecida pelo resto do mundo. Com demonstrações seguidas de fanatismo e devoção, a Fiel foi a grande protagonista do bicampeonato corintiano.

Com a força demonstrada no Japão, o Corinthians abocanhou mais um lugar no top 5 de públicos da história do Mundial. O levantamento, feito pelo UOL Esporte com base em dados da própria Fifa, mostra que o maior público de todos os tempos é da final de 2000, no Maracanã, quando a equipe alvinegra bateu o Vasco nos pênaltis. Já a decisão do último domingo ficou com o quarto lugar, reunindo 68.265 pessoas em Yokohama, no 1 a 0 contra o Chelsea. 

O "bando de loucos" começou a mostrar a sua força ainda longe do Japão, através das imagens do embarque em Guarulhos, em cenas que cruzaram fronteiras. Jogadores do Chelsea citaram repetidas vezes o incidente para ilustrar como os brasileiros valorizavam a competição, emendando que o gesto precisava incentivar os europeus.

A chegada do time no país do Mundial voltou a espantar os japoneses, com uma demonstração de brasileiros que moram na região de Nagoya na frente do hotel da delegação.

PEGUE POSTERES DO TÍTULO

A massa alvinegra voltou a marcar presença em treinamentos da equipe no Japão. Os brasileiros ainda andaram em bandos por estações de trem e centros de compras nas cidades que abrigaram o torneio, além da capital Tóquio. Nas andanças os torcedores espalharam como puderam o mantra: "vai, Corinthians".

Nos dois jogos do torneio os corintianos que vieram do Brasil (cerca de 10 mil vistos foram concedidos nos últimos meses) ganharam o reforço considerável de torcedores que residem no Japão, além de grupos menores vindos de países como Estados Unidos, China e Austrália.

Após o primeiro jogo com o Al Ahly, quando os corintianos conferiram ao estádio de Toyota um clima autêntico de Pacaembu, emissoras de TV importantes do mundo fizeram reportagens a respeito dos brasileiros que cruzaram o mundo para ver seu time. Uma delas foi a britânica BBC, descrevendo personagens que ilustravam essa devoção. Já a norte-americana CNN se perguntou se esses são os torcedores mais fanáticos do planeta.

Mesmo em partidas em que o Corinthians não esteve em campo a Fiel se fez ouvida. Na semifinal entre Chelsea e Monterrey em Yokohama, por exemplo, os torcedores praticamente calaram as manifestações de ingleses e mexicanos.

"O carinho que a torcida nos deu lá no Brasil, a forma como ecoava no ouvido da gente aqui no estádio, sempre após uma boa jogada. É a multiplicação corintiana, como disse o site da Fifa. Às vezes a gente dava uma resposta a um incentivo deles em campo, mas às vezes uma ação da nossa equipe provocava uma reação neles", afirmou Tite após o título.  

E a torcida corintiana terá uma nova oportunidade de mostrar a sua adoração ao time, na volta da delegação campeã do mundo ao Brasil. A chegada do Corinthians a São Paulo acontecerá por volta de 7h da terça-feira.

UOL Cursos Online

Todos os cursos