Em dia de homenagens a Eusébio, Benfica bate Porto e assume a liderança

Do UOL, em São Paulo

Os mais de 60 mil torcedores que foram ao Estádio da Luz ergueram faixas pretas ao mesmo tempo, dando a impressão de que todas as arquibancadas estavam de luto. Seguiu-se um minuto de silêncio. Em campo, os jogadores do Benfica tinham na camisa o nome de Eusébio, ex-jogador que morreu no dia 5 de janeiro deste ano. Todos os 22 atletas usavam tarjas negras nos braços. Num dia de homenagens ao Pantera Negra, os donos da casa bateram o rival Porto por 2 a 0 e transformaram a dor da perda do ídolo em festa pela liderança do Campeonato Português.

Eusébio morreu aos 71, vítima de insuficiência cardíaca. O Pantera Negra foi um dos maiores ídolos da história do Benfica. O cerimonial do funeral do português incluiu uma passagem do caixão pelo Estádio da Luz, onde ele foi exaltado por 10 mil torcedores.

Neste domingo, Eusébio não esteve fisicamente no Estádio da Luz. A presença dele, contudo, permeou todo o clássico entre Benfica e Porto. Os donos da casa convocaram até outros ídolos para homenagear o Pantera Negra – o brasileiro David Luiz, que passou pela equipe e atualmente defende o Chelsea, foi um dos que acompanharam a partida in loco.

"Eu acompanho sempre os jogos do Benfica pela TV. Estou muito feliz por poder voltar a um local que eu considero como a minha casa. Sinto muito falta daqui", disse o zagueiro da seleção brasileira à TV oficial da equipe lisboeta.

Observado por ídolos, empolgado com as homenagens ao primeiro jogo oficial depois da morte de Eusébio, o Benfica controlou o clássico desde o início. O time da casa foi premiado por isso logo aos 13min de jogo, quando Rodrigo, brasileiro naturalizado espanhol, abriu o placar em chute de pé esquerdo.

No segundo tempo, outro jogador nascido no Brasil teve participação decisiva em um lance que determinou o andamento do jogo. Mas não uma participação positiva, diga-se. O goleiro Hélton, que defende o Porto, saiu muito mal do gol ao tentar cortar um escanteio cobrado da esquerda do ataque do Benfica aos 8min. O zagueiro argentino Ezequiel Garay aproveitou e ampliou a vantagem dos mandantes.

Aos 30min, mais um brasileiro prejudicou o Porto. O lateral direito Danilo, que já tinha cartão amarelo, caiu na área do Benfica. O árbitro entendeu que ele tentou simular, deu uma segunda advertência e expulsou o jogador.

A expulsão sepultou qualquer chance de reação do Porto. A partir daí, o Benfica apenas trocou passes e administrou a vantagem.

Com a vitória, o time lisboeta chegou a 36 pontos e assumiu a liderança do Campeonato Português. O Sporting (35) aparece na segunda posição, e o Porto caiu para o terceiro posto na tabela de classificação.

Nos últimos 20 anos, é apenas a terceira vez em que o Benfica ocupa a liderança do Campeonato Português a essa altura da competição. O que torna essa campanha ainda mais expressiva é que o time da capital chegou a estar a cinco pontos do Porto.

"Esse jogo tem uma motivação muito especial, que é dar alegria aos nossos torcedores e dedicar ao Eusébio, que é o maior, o rei para todos", disse o paraguaio Óscar Cardozo, do Benfica, em entrevista coletiva.

Curiosamente, apenas dois jogadores portugueses estiveram entre os 22 titulares do clássico deste domingo – Varela e Licá, ambos no Porto. O número é o menor da história do confronto.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos