COB faz convênio com Marinha e cria CT para 2016 em Escola Naval do Rio

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Marco Antonio Rezende /COB- Rio de Janeiro

    Escola Naval do Rio de Janeiro já recebeu o Mundial de pentatlo moderno, em 2004

    Escola Naval do Rio de Janeiro já recebeu o Mundial de pentatlo moderno, em 2004

Atletas de quatro modalidades vão passar a treinar na Escola Naval do Rio de Janeiro para a Olimpíada de 2016. O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) anunciou nesta segunda-feira um convênio com a Marinha e criará no espaço das Forças Armadas um centro de treinamento para o nado sincronizado, polo aquático, tiro esportivo e vela.

Pelo acordo, a Marinha emprestará a estrutura de sua escola para o COB, que a reformará para receber os atletas brasileiros. De acordo com o comitê olímpico, a academia e a base náutica da Escola Naval serão modernizadas. Tudo isso custará cerca de R$ 350 mil.

As reformas devem estar prontas em julho de 2014. Quando tudo estiver concluído, até atletas de outras modalidades poderão usar o centro de treinamento do COB na Escola Naval. O pentatlo moderno, por exemplo, cujos atletas também treinam tiro, provavelmente também irá usar a nova estrutura.

"A Escola Naval tem locais de treinamento para vários atletas. Agora, eles estão disponibilizando isso para que possamos usar", afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, que pessoalmente anunciou a parceria com a Marinha. "Não tenho dúvida que a escola terá o nível que os atletas vão precisar."

No evento, Nuzman também comentou as condições de treinamento de atletas "desabrigados" por obras para a Olimpíada de 2016 em curso no Rio de Janeiro. Segundo ele, a demolição do velódromo da cidade e as derrubadas do Estádio de Atletismo Célio de Barros e do Parque Aquático Julio Delamare não comprometerão a preparação dos esportistas.

"Todas as modalidades têm soluções para treinar. Umas são no Brasil e outras são no exterior", disse ele, admitindo que alguns atletas terão de treinar fora do país. "Treinar no exterior é importante até para os atletas sintam os ambientes em que terão de competir lá fora."

Nuzman ainda negou qualquer relação com as demolições de equipamentos esportivos com o convênio com a Marinha. "Nós sempre estamos atrás dos melhores centros de treinamento para atletas", disse.

UOL Cursos Online

Todos os cursos