Planejamento de parque da Rio-2016 atrasa e obra só deve começar em 2014

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Júlio César Guimarães/UOL

    Área de Deodoro já abrigou competições no Pan de 2007 e vai ser replanejada para 2016

    Área de Deodoro já abrigou competições no Pan de 2007 e vai ser replanejada para 2016

A construção do Complexo Esportivo de Deodoro para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 só deve começar no ano que vem. Ao contrário do comitê organizador e das recomendações do COI (Comitê Olímpico Internacional), a obra do parque que abrigará as competições de nove modalidades olímpicas só sairá do papel no início de 2014.

A nova previsão foi informada nesta quinta-feira pelo secretário estadual da Casa Civil, Regis Fichtner. Nesta manhã, o governo revelou as notas das propostas técnicas das empresas interessadas em fazer o projeto do complexo. Depois que for definida a vencedora dessa concorrência e o projeto for concluído é que devem começar as obras.

"Até o final de maio, vamos ter condição de assinar os contratos para a realização dos projetos", explicou Fichtner, em entrevista coletiva. "As licitações das obras devem ficar para o final do ano. Começar a construção, só no ano que vem."

A construção do Parque de Deodoro já foi motivo de críticas do COI à preparação do Rio de Janeiro para a Olimpíada. Em junho de 2012, a presidente do Comitê de Coordenação do COI para os Jogos do Rio, Nawal El Moutawakel, disse em visita ao Brasil que o prazo para a obra era curto, por isso, ela deveria começar o quanto antes.

Na época, o então diretor-geral do Comitê Organizador da Olimpíada, Leonardo Gryner, disse que a construção de Deodoro começaria no início de 2013, o que acabou não acontecendo.

Em fevereiro deste ano, Nawal voltou ao Brasil e disse que 2013 seria um ano decisivo para a preparação da Olimpíada. De acordo com ela, durante este ano, as principais obras da Rio-2016 deveriam começar a sair do papel. No caso de Deodoro, entretanto, não haverá tempo para isso.

Apesar disso, Fichtner, negou qualquer atraso. Ele disse que conversou com Nawal nesta semana sobre a preparação da cidade para os Jogos Olímpicos. Segundo ele, o COI confirmou que tudo está andando dentro do prazo, inclusive o Deodoro.

UOL Cursos Online

Todos os cursos