Atraso, funk no último volume e dois gols fazem meia Jefferson virar Pocotó na várzea

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

  • Renato Cordeiro/UOL

    Pocotó, do Adega: meia de qualidade. Apelido, nem tanto...

    Pocotó, do Adega: meia de qualidade. Apelido, nem tanto...

Jefferson José dos Santos é um meia de velocidade, com bom passe e figurinha carimbada nos campos de várzea da cidade de São Paulo. Já jogou cinco edições da Copa Kaiser, o principal torneio de futebol amador da cidade de São Paulo. E, mesmo assim, se você perguntar pelo Jefferson, ninguém no terrão sabe quem é.

  • Renato Cordeiro/UOL

"É Pocotó mesmo. Todo mundo sabe", conta o jogador. E a origem do apelido é inusitada. A reportagem associou o pocotó a um cavalo e esperava que a explicação passasse pelo fôlego correndo atrás da bola. Nada disso. "Um dia, estava atrasado para um jogo, cheguei de carro, o time já estava no campo. Só que eu estava com o som ligado no último volume. E estava tocando a Éguinha Pocotó".

Não bastasse o mico, o meia ainda entrou em campo no segundo tempo e marcou dois gols, dando a vitória para sua equipe. "E ainda comemorei com a dancinha. Depois disso, ninguém mais esqueceu o Pocotó", conta Jeferson.

Para quem não se lembra, Éguinha Pocotó é um funk de MC Serginho que fez sucesso no país em 2003. Foi, também, a música que tornou conhecida um personagem sui-generis da música popular nacional: a dançarina Lacraia.

Aos 28 anos, ele chegou a passar pelas categorias de base do Goiás, mas não vingou. "Acabei machucando o joelho. Rompi os ligamentos. O tempo de recuperação era muito longo, acabei fora do time. Quando voltei, não tinha mais onde jogar. Acabei parando na várzea".

Sorte para as equipes paulistanas. O apelido diferente fez com que Pocotó se tornasse um personagem marcante da várzea. Seus primeiros times na Kaiser foram da Cidade Tiradentes. Primeiro, defendeu o Detroit, em 2008. Depois, o Verona, nas edições 2009 e 2010. Chegou ao Adega em 2011, quando o time foi semifinalista. Nesse ano, acabou eliminado na terceira etapa. Detalhe: ele balançou as redes em todas as edições.

UOL Cursos Online

Todos os cursos