Santa Cruz vence nos pênaltis e é campeão da Série B da Copa Kaiser

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

A Série B da Copa Kaiser terminou de uma maneira que a torcida do Santa Cruz, do Jardim Sinhá, já está bastante acostumada: com seu camisa 1, Maurício, comemorando a vitória nos pênaltis. Pela quarta vez seguida, o time da zona leste de São Paulo venceu uma disputa da marca da cal. Neste domingo, valeu o título.

No duelo contra o Classe A, da Barra Funda, a estrela do goleirão falou mais alto. Após 1 a 1 no tempo normal, ele pegou as cobranças de Nunes e Escudero e, para completar a festa, ainda converteu a sexta cobrança de sua equipe. "Tinha de que ser assim. Nos últimos quatro jogos ele já tinha pegado dois pênaltis em cada. A gente sabia que, nos pênaltis, não iríamos perder", disse o técnico do Santa Cruz, Marcelo Mernick.

O goleirão, porém, por pouco não ficou sem a chance de consagração. No primeiro tempo, o Santa entrou muito nervoso em campo e o Classe A aproveitou. Dominou completamente o meio-campo e abriu o placar aos 18 minutos do segundo tempo. O centroavante Nei entrou na área e chutou no canto, cruzado, sem chance para Maurício.

Atrás no placar, e já com o meio-campista Ronaldinho, que chegou atrasado, em campo, o time do Jardim Sinhá equilibrou o jogo. Quem assistia ao duelo no estádio do Nacional, praticamente lotado, porém, achava um empate improvável. Até que Fernando apareceu na pequena área, já nos acréscimos, após uma cobrança de escanteio, para marcar. Foi a única falha do goleiro do Classe A, Alex, eleito o melhor do tempo normal, em toda a partida.

Quando a decisão foi para as cobranças de pênalti, Maurício não teve dúvidas de que iria pegar. "Pênalti é esforço e a sequência que eu tive aumentou a confiança", lembrou o goleiro. Mesmo assim, ele precisou contar com muita sorte para vencer o duelo. Ele pegou a segunda cobrança do Classe A, mas na quinta, quando o time da Barra Funda poderia ter decretado a vitória, que parou o chute do lateral Buiú foi a trave. No lance seguinte, Maurício segurou a bola de Escudeiro e executou, ele mesmo, o chute que acabou com a partida.

Com o resultado, o Santa Cruz evitou que o Classe A conquistasse uma marca expressiva: a de ser campeão das Séries A e B da Copa Kaiser. O time foi campeão da elite em 2011 e caiu para a Segundona nesta temporada. Em cinco anos, só dois times conquistaram o feito: Boa Esperança, de São Mateus, que é bicampeão da elite e foi o primeiro vencedor da Série B, e Danúbio, da Freguesia do Ó.

O título do Santa Cruz será, também, o último da história da Série B da Copa Kaiser. A organização já avisou que o torneio não será disputado em 2014 - as seletivas que davam vaga na competição, inclusive, foram canceladas.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos