França e Inglaterra fazem duelo equilibrado e ficam no 1 a 1 na estreia da Eurocopa

Do UOL, em São Paulo

  • FRANCK FIFE/AFP

    Nasri provoca torcida inglesa após marcar gol de empate para a França

    Nasri provoca torcida inglesa após marcar gol de empate para a França

O duelo entre França e Inglaterra era um dos mais esperados da primeira rodada da fase de grupos da Eurocopa. De um lado a empolgada equipe francesa, do outro o time inglês desacreditado e cheio de desfalques. As seleções fizeram uma partida muito equilibrada e no final o empate por 1 a 1 prevaleceu na estreia da chave D do torneio, em Donetsk, na Ucrânia.

 

Os gols foram marcados pelo zagueiro inglês Lescott e pelo meia francês Nasri, ambos do campeão inglês Manchester City. 

O resultado mantém a invencibilidade da França, que chega a 22 jogos sem perder, e mostra, que mesmo desfalcada, a Inglaterra pode surpreender e fazer boa campanha no torneio, ainda que Wayne Rooney, suspenso, tenha feito muita falta. Porém, segue o jejum de vitória em estreias - são quatro empates e quatro derrotas. 

Considerada uma das sensações do torneio, a equipe francesa apostava na velocidade dos seus homens de frente para tentar surpreender um rival bem postado defensivamente. O goleiro Joe Hart, no entanto, parecia inseguro nos primeiros minutos e quase entregou o ouro em duas bolas levantadas na área.

Cheia de desfalques importantes (Cahill, Barry, Lampard e Rooney), a Inglaterra tinha problemas para aparecer no ataque, mas criou a primeira chance clara. Aos 14min, Milner apareceu como homem surpresa, recebeu grande passe de Young, fintou o goleiro Lloris, mas bateu para fora.

A boa chance desperdiçada mostrou que o caminho para o English Team vencer era este: manter a marcação forte para impedir as tramas de Ribéry, Nasri e Benzema e apostar nos contra-ataques.

A França buscava o jogo, mas era obrigado a arriscar de fora da área. Do outro lado, a Inglaterra abriu o placar logo na segunda boa oportunidade. Aos, 30min, Gerrard cobrou falta na área, o volante Diarra falhou na marcação e o zagueiro Lescott cabeceou para o gol.

Apostando também na bola aérea, a França quase empatou com Diarra. Hart fez grande defesa na primeira cabeçada e depois o volante francês mandou para fora. E a pressão deu resultado aos 39min. Nasri aproveitou espaço na entrada da área inglesa e bateu no canto direito de Hart para igualar o placar.

A etapa final foi mais equilibrada, com as duas equipes tocando bem a bola, mas com dificuldades para criar algo de mais perigoso.

Apesar de não se impor como no primeiro tempo, a França foi quem levou mais perigo, mas Hart e a defesa inglesa conseguiram impedir que dois bons chutes de Cabaye e outro de Benzema estufassem as redes.  

No final, a partida ficou mais aberta, com o time francês com mais posse de bola e os ingleses apostando nos contra-ataques. Nado, porém, que alterasse o placar. 

EM CLÁSSICO 'MORNO', FRANÇA E INGLATERRA APENAS EMPATAM:

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos