Rivais históricos, Polônia e Rússia fazem jogo agitado, mas só empatam e embolam grupo

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/JANEK SKARZYNSKI

    Polonês Jakub Blaszczykowski comemora gol marcado contra a Rússia pela Eurocopa

    Polonês Jakub Blaszczykowski comemora gol marcado contra a Rússia pela Eurocopa

Polônia e Rússia fizeram um jogo digno da expectativa criada em torno do confronto pela segunda rodada do Grupo A da Eurocopa, nesta terça-feira. Com toda a rivalidade entre as equipes por conta do histórico político dos países (ocupação da Polônia pela então União Soviética após a Segunda Guerra Mundial), as seleções não desapontaram os torcedores. O resultado, porém, não agradou a nenhum dos times.

O empate por 1 a 1 deixou a Rússia com quatro pontos, na liderança da chave. Uma vitória, no entanto, já classificaria os russos, que agora encaram a Grécia. Já os donos da casa somam dois pontos e farão duelo direto contra a República Tcheca na última rodada.

Na abertura da segunda rodada, os tchecos venceram os gregos por 2 a 1 e somam três pontos. A Grécia tem apenas um. Todas as equipes ainda têm chances de classificação.  

As seleções deixaram a violência dos torcedores para os arredores do estádio de Varsóvia e fizeram grande jogo. Antes do jogo, poloneses e russos brigaram nos arredores do estádio com pedras e garrafas jogados de lado a lado. A polícia local, que recorreu a balas de borracha e bombas de efeito moral, prendeu cerca de 50 torcedores. Dezenas acabaram feridos e foram levados para hospitais. 

A Polônia, empurrada pela torcida, começou o jogo mais presente no ataque e logo obrigou Malafeev a fazer duas boas defesas em cabeçadas de Boenischi e Lewandoski.

A Rússia tentava diminuir o ritmo do adversário tocando a bola e tentando controlar o jogo e, mesmo sem pressionar muito, conseguiu sair na frente. Aos 37min, Arshavin cobrou falta na área e Dzagoev se antecipou à marcação para abrir o placar.

Se no primeiro tempo a Polônia já era mais ofensiva, a equipe voltou ainda mais propensa a atacar depois do intervalo. O goleiro Malafeev aparecia bem e conseguia impedir o empate.

Aos 12min, no entanto, não teve jeito. O meia polonês Jakub Blaszczykowski mandou um lindo chute no ângulo direito do goleiro russo e igualou o placar.

O duelo ficou aberto. Mesmo com pouca participação do setor de criação das equipes, as oportunidades de gol surgiam em jogadas de velocidade, mesmo com a Rússia abusava dos toques de lado. Trabalho para os goleiros Malafeev e Tyton. Os dois cumpriram seus papeis e mantiveram o empate no placar.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos