TV polonesa se desculpa após exibir bandeira soviética ao invés de bandeira russa

Das agências internacionais

Em Varsóvia (Polônia)

  • Reprodução TV

    TV polonesa se equivoca e mostra bandeira soviética no lugar da bandeira russa

    TV polonesa se equivoca e mostra bandeira soviética no lugar da bandeira russa

O canal público polonês TVP1, desculpou-se por exibir a bandeira da antiga URSS no momento em que mostrava o resultados da Euro-2012, durante o programa de notícias Wiadomosci, ao invés da bandeira russa. O erro aconteceu na edição vespertina de quarta-feira.
 
Após a extinção do antigo bloco socialista, a Rússia adotou a bandeira com faixas horizontais branca, azul e vermelha no lugar da antiga bandeira vermelha com um martelo e foice. 
 
Piotr Krasko, principal apresentador do notíciario, disse que a imagem estava preparada para uma discussão anterior onde seriam apresentadas antigas partidas entre a Polônia e a URSS. "Foi um erro não proposital no pior momento possível", disse aos espectadores.
 
"Nós não deixaremos este problema. Exigimos uma explicação detalhada do presidente da TVP", disse Jan Dziendzickzak, membro do Parlamento.
 
Os problemas de relacionamento entre Polônia e Rússia são históricos e remontam à época da Segunda Guerra Mundial, quando a URSS invadiu a Polônia. Os reflexos são sentidos até hoje como pôde se observar na partida entre as duas seleções na última terça-feira quando houve enfrentamento entre torcedores das duas seleções durante uma marcha em que os russos comemoravam o aniversário de independência.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos