C. Ronaldo cala críticos, iguala recorde e tem trave como "adversária" na Euro-12

Do UOL Esporte

  • AP Photo/Antonio Calanni

    C. Ronaldo criou as melhores chances de Portugal e deu muito trabalho ao goleiro Cech

    C. Ronaldo criou as melhores chances de Portugal e deu muito trabalho ao goleiro Cech

Cristiano Ronaldo calou seus críticos mais uma vez. Cobrado para repetir na seleção portuguesa seu papel decisivo quando atua pelo Real Madrid, o atacante apareceu quando a equipe nacional mais precisou dele até aqui nesta Eurocopa-2012. O camisa sete fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre a República Tcheca, nesta quinta-feira, e alcançou uma marca importante.

O gol marcado nesta quinta fez Cristiano Ronaldo alcançar Nuno Gomes, até então o maior artilheiro português na história da Eurocopa – cada um deles marcou seis gols em suas participações no torneio continental.

Os dois portugueses estão ao lado de do sueco Zlatan Ibrahimovic, do francês Thierry Henry e dos holandeses Ruud Van Nilsterooy e Patrick Kluivert na lista de maiores artilheiros da Eurocopa. Eles estão atrás somente do francês Michel Platini (nove) e do inglês Alan Shearer (sete).

Contra Alemanha e Dinamarca, Cristiano Ronaldo teve atuações discretas e os críticos apareceram para cobrá-lo. A resposta veio em momentos decisivos. Contra a Holanda, Portugal jogava para se classificar para as quartas de final. O camisa sete fez os gols da vitória por 2 a 1. Nas quartas de final, além de belos lances, ele anotou o único tento da partida.

O resultado reforçou a esperança portuguesa de conquistar o inédito título da Eurocopa. Em 2004, a seleção chegou perto, mas sofreu uma surpreendente derrota por 1 a 0 para a Grécia atuando em casa.

TRAVE 4 X 3 CRISTIANO RONALDO

  • AP Photo/Petr David Josek

    Cristiano Ronaldo mostrou seu poder de decisão mais uma vez, mas algo ainda o incomoda. O principal "inimigo" do camisa sete nesta Euro-12 tem sido a trave, mas nem isso tirou sua empolgação após levar Portugal à semifinal. "Senti uma grande alegria. Fomos vencedores com justiça, jogamos melhor. No último jogo, foram duas bolas ao poste, hoje mais duas... Mas o mais importante é a ambição e o bom espírito de grupo. Fiz mais um gol. Nosso percurso tem sido muito difícil. Cumprimos mais uma etapa. A esperança é grande. Temos que manter os pés no chão e dar um passo de cada vez", disse. Com três gols, ele alcançou Mandzukic, Dzagoev e Mario Gómez na artilharia da Euro-12.

  • LEIA MAIS

  • Destaque do dia, Cristiano Ronaldo diz que Portugal merece estar na semifinal da Euro-12
    Números mostram: João Moutinho carrega o piano para Cristiano Ronaldo decidir

  •  

21 DE JUNHO, O DIA DA SORTE DE PORTUGAL

  • Gabriel Bouys/AFP

    Para os torcedores mais supersticiosos, a vitória de Portugal já era esperada. O triunfo por 1 a 0 sobre a República Tcheca ratificou que o dia 21 de junho é mesmo especial para a seleção. Nas cinco vezes nas quais disputou uma partida nesta data, os portugueses venceram. Além do resultado desta quinta, os portugueses registraram triunfos em 1959 (2 a 0 na Alemanha), 1966 (3 a 1 na Dinamarca), 2006 (2 a 1 sobre o México) e 2010 (7 a 0 sobre a Coreia do Norte).

TÉCNICO EXALTA 2º TEMPO PORTUGUÊS; NANI DEMONSTRA OTIMISMO

  • AP Photo/Paulo Duarte

    O técnico Paulo Bento destacou o crescimento de Portugal na etapa final, após um início de jogo sem brilho. "Na segunda parte, fizemos uma exibição extraordinária. O número de oportunidades que criamos foi suficiente para sairmos com uma vitória menos sofrida. Mostramos capacidade, ritmo e paciência ofensivamente. É uma vitória justa", analisou. Nani também falou sobre o resultado suado e a esperança do título inédito. "Temos sempre de sofrer um bocado. Vamos passo a passo e pensaremos agora nas semifinais, mas temos sempre esse sonho do título", comentou.

VEJA O GOL DE CRISTIANO RONALDO QUE SELOU VITÓRIA DE PORTUGAL

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos