Aeroporto minimiza danos de tumulto corintiano e diz que "incidentes foram resolvidos"

Do UOL, em São Paulo

  • Fabio Braga/Folhapress

    Apesar da confusão com a polícia no fim, aeroporto negou ter havido danos mais graves

    Apesar da confusão com a polícia no fim, aeroporto negou ter havido danos mais graves

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, por meio da concessionária que o administra, minimizou os estragos causados pela manifestação corintiana da noite da última segunda-feira. Segundo a empresa, os danos no local, consequência da reunião de cerca de 15 mil torcedores, não foram significativos.

"A Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. informa que a manifestação dos torcedores no embarque da delegação do Corinthians realizada na noite da segunda-feira, 3/12, não impactou a operação de pousos e decolagens no terminal aeroportuário. Não houve dano significativo às instalações do aeroporto, que opera normalmente. Apesar do grande número de torcedores, os poucos incidentes foram resolvidos durante a noite", resumiu a concessionária.

O tumulto teve como objetivo saudar a delegação do Corinthians, que embarcou rumo ao Japão para a disputa do Mundial de Clubes. Em um ato conjunto, clube, aeroporto e polícia deslocaram os torcedores para uma área externa do aeroporto, onde o ônibus com os atletas pôde ser saudado sem incidentes graves.

Depois disso, no entanto, os corintianos voltaram a se reunir, desta vez dentro do saguão principal, onde a confusão aumentou. A aglomeração criou uma enorme bagunça no local, deixou um rastro de sujeira e comerciantes insatisfeitos. Nesta terça, a reportagem do UOL Esporte ouviu algumas queixas de pessoas que trabalham no aeroporto.

"Se eles soubessem que aqui dentro estava cheio de panetone acho que teriam arrombado aqui e levado tudo", disse uma vendedora da loja da Bauducco, uma das que mais sofreram com a confusão, que não quis se identificar.

Ainda na noite de ontem, era possível ver que os alambrados que separaram o time da torcida estavam danificados, assim como o saguão estava muito sujo após a passagem dos corintianos. No fim da festa, o episódio mais grave foi um entrevero entre a polícia e alguns fanáticos mais exaltados. Para conter a manifestação, oficiais chegaram a disparar tiros de borracha e bombas de gás lacrimogênio. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos