Empresário são-paulino "vira casaca" e espera lucrar com corintianos em Nagoya

Bruno Freitas

Do UOL, em Nagoya (Japão)

  • Bruno Freitas/UOL

    Empresário Oscar Tence faz agrado a corintianos na frente de seu restaurante em Nagoya

    Empresário Oscar Tence faz agrado a corintianos na frente de seu restaurante em Nagoya

A seis dias da estreia do Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa, as camisas alvinegras começam a circular pelas ruas de Nagoya. E é à espera da Fiel que um brasileiro radicado na cidade japonesa que abriga a semifinal espera lucrar com a visita dos compatriotas. Apesar de ser são-paulino, o empresário Oscar Tence promete se esforçar para agradar os torcedores corintianos.

Oscar atua em Marunouchi, reduto de brasileiros em Nagoya. Bem em frente do consulado brasileiro na cidade o empresário toma conta de um restaurante, uma loja de conveniência e uma agência de turismo.

No momento em que a reportagem do UOL Esporte visitou o reduto brasileiro, Oscar se preparava para instalar pôsteres do Corinthians campeão da Libertadores na porta de seus estabelecimentos.

"E olha que eu sou são-paulino, hein", declara o empresário brasileiro, de origem filipina. "Mas nesta semana todos somos corintianos", acrescenta Oscar, há vinte anos em Nagoya.

No mesmo local Oscar Tence negocia ingressos das partidas do Corinthians, com cadeiras da semifinal da próxima quarta-feira com preços entre 11 mil e 24 mil yenes (cerca de R$ 280 a R$ 615).
 

DE AÇAÍ À FEIJOADA EM NAGOYA

O restaurante Planeta Grill se esforça para fazer o visitante brasileiro se sentir no próprio país, mesmo estando na quarta maior cidade japonesa. O cardápio conta com feijoada (1100 yenes) e bife à parmegiana. O estabelecimento também oferece refrigerante de guaraná e açaí.

Enquanto faz a refeição no restaurante em Nagoya, o visitante pode escutar música brasileira, como um show da sertaneja Paula Fernandes em DVD. Os brasileiros que trabalham no local esperam uma semana agitada com a presença do Corinthians e de seus numerosos seguidores na cidade.

"Com o Santos [em 2011] já veio bastante gente, acho que agora com o Corinthians vai 'bombar'", afirma Ivan Yokomizo de Oliveira, chef do restaurante, há 13 anos no Japão.

O Corinthians estreia no Mundial de Clubes da Fifa na quarta-feira, dia 12 de dezembro, às 8h30 (horário de Brasília). Os campeões da Libertadores enfrentam o vencedor do confronto entre Al Ahly (Egito) e o ganhador do duelo prévio entre Sanfrecce Hiroshima (Japão) e Auckland City (Nova Zelândia). 

UOL Cursos Online

Todos os cursos