Avanço tático de David Luiz vira desafio para Tite antes da final do Mundial da Fifa

Bruno Freitas e Bruno Thadeu

Do UOL, em Yokohama (Japão)

  • Ricardo Nogueira/Folhapress

    David Luiz carrega a bola na partida contra o Monterrey, pela semifinal do Mundial

    David Luiz carrega a bola na partida contra o Monterrey, pela semifinal do Mundial

Na última quinta-feira Tite foi ao estádio Nissan em Yokohama, chegou com o jogo do Chelsea em andamento e foi embora nos minutos finais. Da observação do adversário da decisão do Mundial de Clubes o técnico do Corinthians tira como desafio como lidar com a configuração de time com o zagueiro David Luiz jogando no meio-campo, uma novidade do colega Rafa Benítez para o torneio da Fifa.

Na vitória sobre o Monterrey na semifinal, David Luiz jogou na frente da linha de zagueiros (Cahill e Ivanovic) e, principalmente no primeiro tempo, foi um dos armadores do time. O brasileiro colocou o belga Eden Hazard na cara do gol logo nos primeiros minutos com um lançamento entre a defesa mexicana.

Por sua vez, Ramires, conhecido pela característica de velocidade pelas laterais, permaneceu apenas como opção na reserva.

Após a classificação do Chelsea Tite ofereceu um pouco de seu diagnóstico a respeito da postura do adversário da final no Japão. O treinador diz que, com David Luiz no meio-campo, os ingleses ganham em potência física e os meias da equipe teoricamente trabalham com mais liberdade. 

"O que o Chelsea trouxe de diferente para a partida com o Monterrey foi a colocação do David Luiz como segundo volante, deixando uma linha de três plantada e outra chegando mais ao ataque. Eles ganharam imposição física com o David Luiz mais à frente", comentou.

David Luiz deixou o campo contra o Monterrey no segundo tempo, substituído pelo veterano Frank Lampard. Ao comentar sobre a novidade tática, o brasileiro revelou certa surpresa, mas disse que a experiência em Portugal pode ajudar na execução da função.   

"Eu quero ajudar o Chelsea, independentemente de eu onde eu jogue. Já tinha atuado nessa posição, mas quando eu jogava no Benfica. É uma mudança brusca, mas normal", declarou o brasileiro após a partida de quinta-feira em Yokohama.

Em entrevista após a semifinal, o técnico do Chelsea afirmou que não sabe se manterá a opção com David Luiz no meio-campo para a decisão do torneio.

Corinthians e Chelsea decidem o título mundial de 2012 neste domingo, às 8h30 (de Brasília), no estádio Nissan, em Yokohama. Os brasileiros lutam pelo bicampeonato, enquanto que os ingleses tentam seu primeiro troféu no torneio da Fifa. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos