Romário convida Nuzman e ex-funcionária do Rio-2016 para audiência na Câmara

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AFP/Will Oliver

    Presidente do COB e do Rio-2016 deve ir à Câmara a pedido da Comissão de Desporto

    Presidente do COB e do Rio-2016 deve ir à Câmara a pedido da Comissão de Desporto

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados vai convidar o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, e a ex-funcionária do órgão Renata Santiago para uma audiência. Os dois estão envolvidos no caso do furto de documentos do Comitê Organizador dos Jogos de Londres-2012 revelado pelo Blog do Juca Kfouri, do UOL Esporte.

O requerimento para o convite de Nuzman e Renata foi aprovado na sessão desta quarta-feira pela comissão. O pedido foi feito pelo deputado federal e ex-jogador Romário, que tem feito críticas à gestão de Nuzman no Rio-2016 e no Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Carlos Arthur Nuzman
Carlos Arthur Nuzman

No final do mês passado, Romário afirmou que Nuzman era responsável pelo furto dos documentos. No início deste mês, ele relevou uma suposta ligação de Nuzman com empresas responsáveis pela venda de ingressos das Olimpíadas. Romário também pediu uma intervenção do governo federal no COB.

A pedido de Romário, a Comissão de Turismo e Desporto também vai convidar o membro executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), Patrick Hickey, para uma audiência. Hickey, segundo o próprio Romário, tem um filho que trabalha em uma empresa que venderá os ingressos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Outro convidado será o gerente do Programa de Voluntários do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL), Rodrigo Hermida. De acordo com o Blog do Juca Kfouri, Hermida trabalhou com Nuzman na organização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e foi demitido por também ter roubado documentos sigilosos de uma empresa.

Além deles, foi convidado para uma audiência o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons. Romário quer que Parsons faça um balanço da participação do Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Londres e fale sobre o planejamento para 2016.

Como o requerimento aprovado pela comissão é para um convite, a presença de todos os citados não é obrigatória. Ainda não foi divulgada a data em que a audiência deve ser realizada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos