Privatização do Maracanãzinho não atende exigência olímpica e governo deve mudar projeto

Vinicius Konchinski*

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Alexandre Arruda/CBV/Divulgação

    Maracanãzinho precisa ter 12 mil lugares para receber jogos de vôlei da Rio-2016

    Maracanãzinho precisa ter 12 mil lugares para receber jogos de vôlei da Rio-2016

A privatização do complexo esportivo do Maracanã prevê obras para a redução da capacidade de público do Maracanãzinho. O ginásio, que hoje tem 11.424 lugares, deve estar preparado para receber 9.914 pessoas após ser concedido à iniciativa privada. Essa mudança, no entanto, pode atrapalhar a preparação do Rio de Janeiro para a Olimpíada de 2016.

Isso porque o Comitê Olímpico Internacional (COI) exige que o Maracanãzinho tenha pelo menos 12 mil lugares para receber os jogos de vôlei da Olimpíada. Escolhido para sediar essa competição, o ginásio já teria que ser ampliado até 2016. Entretanto, isso é exatamente o contrário do que o governo do Rio de Janeiro planeja para o espaço para os próximos quatro anos.

PRIVATIZAÇÃO DO MARACANÃ

  • O governo do Rio de Janeiro divulgou na segunda-feira as primeiras informações sobre o processo de privatização do Maracanã. A administração do complexo esportivo será repassada à iniciativa privada no ano que vem, antes da reinauguração do estádio. Pela concessão, o Estado do Rio de Janeiro ganhará cerca de R$ 7 milhões por ano.

De acordo com o secretário estadual da Casa Civil, Regis Fitchner, a intenção do governo é incluir o Maracanãzinho na privatização do Maracanã e transformá-lo numa arena pronta para receber shows e outros eventos. Fitchner disse que a proposta é que a empresa que assumir o Maracanã faça um tratamento acústico no ginásio e melhore seus sanitários e serviços de alimentação.

Sobre a Olimpíada, o secretário chegou a dizer que o ginásio ganharia duas quadras de aquecimento de atletas já pensando em 2016. Porém, não explicou como o governo pretende cumprir as exigências do COI e colocar em prática seu plano de redução do ginásio.

Na quarta-feira, perguntado sobre o assunto, o governo informou que os planos para o Maracanãzinho podem ser modificados. Nesta quinta-feira, ele informou que já está tratando disso com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e que pretende atender às exigências do COI para o ginásio. "O governo do Estado está tratando do assunto com o Comitê Organizador para chegar a um denominador comum para atender à exigência Olímpica."

O Comitê Rio 2016 é o responsável por garantir que todas as estruturas esportivas dos Jogos Olímpicos do Rio estejam adequadas às exigências do COI. O órgão também informou que está em contato com o governo para discutir possíveis alterações no plano de privatização do Maracanã e do Maracanãzinho. "O Rio 2016 está em contato com o Governo do Estado para examinar o edital do complexo do Maracanã e fazer possíveis ajustes, caso seja necessário", declarou o Rio 2016, em nota.

A proposta de privatização do Maracanã foi elaborada com base em um estudo feito pela empresa IMX, do bilionário Eike Batista. Foi a companhia quem analisou e informou ao governo tudo o que deveria ser feito para que o estádio e seus anexos se tornem mais rentáveis.

Usando informações do estudo da IMX, o governo do Rio de Janeiro divulgou uma primeira versão do edital da licitação do Maracanã. Até o dia 8 de novembro, o governo está aberto a sugestões sobre a concessão. Dez dias depois, ele deve lançar a versão final do edital.

No ano que vem, será definida a empresa que assumirá a administração do Maracanã. Essa empresa controlará o complexo esportivo por 35 anos. O Estado ganhará R$ 7 milhões por ano pela concessão.

*Atualizada dia 25/10, às 12h30

UOL Cursos Online

Todos os cursos